Por que falamos Hosana nas alturas?

Perguntado por: ldantas8 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Hosana nas alturas é um termo proveniente tanto do latim, como do hebraico, e significa “Salva-nos, te imploramos”, ou “te imploro”.

Hosana é uma expressão hebraica que significa “salva-nos, te imploramos”. Dias antes da sua paixão, quando Jesus entrou em Jerusalém, o povo aclamava o Senhor como Rei, com ramos e palmas, e gritava: “Hosana ao Filho de Davi!

“Tal como Zacarias e o salmista profeticamente previram, nosso Senhor entrou em Jerusalém montado sobre um jumentinho enquanto a multidão conscientemente clamava: “Hosana nas alturas' (Mateus 21:9). Hosana significa 'salva-nos agora'”, disse Élder Gong.

Quando Jesus entrou em Jerusalém foi recebido como rei. “Hosana!”, exclamava a multidão. A palavra era utilizada para expressar alegria, equivalendo à interjeição “viva!”. “Porém, o paradoxo é que, depois disso, as mesmas pessoas que aclamaram Jesus pediram a crucificação d'Ele.

Hosana é o nosso apelo a Deus para nos salvar. Aleluia expressa nosso louvor ao Senhor pela esperança da salvação e da exaltação.

A campanha visa a ajudar os santos — e os filhos de Deus do mundo inteiro — a concentrarem-se no Salvador. Este ano, a Igreja está lançando outro empenho mundial para comemorar o nascimento de Cristo e incentivar as pessoas a imitá-Lo, servindo ao próximo na época de Natal.

Adonai é um termo com origem no hebreu que significa "meu Senhor". Este era o nome de Deus usado no antigo testamento em vez do nome divino de Javé (Yahweh), uma vez que este, por respeito, não se devia pronunciar. Adonai reflete a superioridade de Deus, substituindo o Tetragrama YHWH, ou Javé.

Cordeiro de Deus em Latim é “Agnus Dei”, uma expressão da religião cristã que significa: ”Jesus Cristo o salvador da humanidade”.

Davi foi um homem de muitas mulheres e gerou um grande número de filhos. Além de Salomão, teve Amnom, Daniel, Absalão, Adonias, Sefatias, Itreão, Simeia, Sababe, Natã, Ibar, Elisama, Elifelete, Nogá, Nefregue, Jafia, Elisama, Eliada e Elifelete.

Quinta-Feira Santa
Quinta-Feira é um dia muito importante na Semana Santa. Nesse dia, ocorreu a Última Ceia, em que Jesus e seus apóstolos comemoravam a Páscoa judaica. A quinta-feira marca o início do Tríduo Pascal, o momento mais importante da Semana Santa. É também nessa data que se encerra a Quaresma.

Aleluia significa Louvem Deus Javé ou Adorem Deus Javé. É um termo de origem hebráica "Halleluyah", formado pela junção de Hallelu, que significa Louvar, mais Yah que significa Deus, Javé. Portanto Aleluia é um elogio ao Deus, Javé.

Nesta data a Igreja recorda a última ceia de Jesus, quando jantou com os seus apóstolos antes de ser crucificado e morto. Na Quinta-feira Santa inicia-se o 'Tríduo Pascal', onde celebramos a instituição do Sacramento da Eucaristia, seguida da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

6 vezes

A palavra hosana aparece 6 vezes na Bíblia, nos evangelhos (Mateus 21,9[2x]. 15; Marcos 11,9; João 12,13).

Derivado da junção dos nomes “Rosa” que significa “flor” e “Ana” que significa “graciosa”, Rosana carrega consigo a essência da beleza das flores e a graça de um nome de origem hebraica.

Salmos 118:26 NVI
Bendito é o que vem em nome do SENHOR. Da casa do SENHOR nós os abençoamos.

O substantivo feminino aleluia, que tem origem hebraica e significa «louvai o Senhor», também se emprega no plural: as aleluias. Note-se, contudo, que está dicionarizado o substantivo feminino plural aleluias (Aurélio) = direitos de estola (contribuições que os crentes deviam aos vigários).

Se ouve muitas vezes “ALELUIAS” que seria o plural de Aleluia mas é errado dizer pois não louvamos dois deuses, dois senhores, o nosso Deus é Javé, único e verdadeiro. Se ouve com freqüência nos cultos, as aclamações errôneas do Aleluia no plural aclamando Aleluias.

Dar glória a Deus é um modo de oração, de ação de graças por aquilo que Deus é e faz continuamente. Aleluia, em si, é um das expressões através da qual damos glória a Deus. De fato é a transliteração da palavra hebraica halleluya, que significa oremos, louvemos a Deus.