Por que Ezequias se exaltou?

Perguntado por: uAvila8 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Contudo, quando seu coração se tornou cobiçoso, arrogante e endurecido por causa do extremo orgulho e vaidade, ele foi deposto do seu trono real e totalmente despojado da sua glória.…

O reinado de Ezequias
Ele sabia que a queda do Reino do Norte tinha a ver diretamente com a desobediência à Lei de Deus. Então rapidamente ele promoveu uma grande reforma religiosa em Judá. Ele lutou para eliminar a idolatria dentre o povo.

O rei Ezequias, após tem uma das maiores bênçãos de Deus, a da saúde, não aproveitou para testemunhar do Deus do céu para os seus visitantes. O rei orgulhoso apenas se preocupou em mostrar riquezas, ouro e armas.

Ezequiel foi levado para a Babilônia antes da queda e destruição completa de Jerusalém, de modo que fala desse evento como algo no futuro. Nas profecias dos capítulos 6–7, o Senhor condenou especificamente a idolatria de Israel e disse que Jerusalém seria destruída para que os judeus soubessem que Ele era o Senhor.

Para tirar esta dúvida temos um trecho em 2 Reis 20:1-5 que Paulo conhecia muito bem onde diz que o rei Ezequias estando com uma grave enfermidade orou deitado e o Senhor o atendeu falando com ele através do profeta Isaías.

Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que ele não esperava nada dos homens, mas que esperava do Senhor, porque confiava no poder da oração… porque acreditava que a oração pode mudar as coisas. Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus.

25Todavia Ezequias deixou-se dominar pelo orgulho, e não correspondeu à misericórdia com que foi agraciado; por esse motivo a ira do SENHOR se acendeu e veio como juízo sobre ele, e igualmente sobre todo Judá e Jerusalém.

Por outro lado, durante os 15 anos, Ezequias teve um filho, Manassés, que foi um dos piores reis de Judá, não somente idólatra, mas também perverso, pois chegou a oferecer seus próprios filhos aos ídolos das nações (2 Crônicas 33:1-7).

Ezequias então, comete um dos piores erros que qualquer rei poderia cometer em Israel e Judá: “abre as portas de sua casa e mostra todos os seus tesouros a Merodaque-Baladã, um babilônico”.

Ele foi um dos reis de Judá, conhecido por ter tido a vida prorrogada em quinze anos após chorar ao Senhor. Ele temia a Deus e agia com justiça, e sua história está relatada na bíblia. Foi um dos sucessores do reinado de Davi e assumiu o trono aos vinte e cinco anos de idade.

A vida de Ezequias é prolongada em quinze anos — O sol volta dez graus como sinal — Ezequias louva e agradece ao Senhor. 1 Naqueles dias aEzequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, o profeta, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.

Quando vira o rosto para a parede, ele dá as costas para o mundo, para os seus exércitos, para tudo aquilo em que confiava. Este é o momento para virarmos também as costas para todas as coisas desta vida que não são tão importantes.

Na época em que a Assíria conquistava Israel, Ezequias tornou-se rei em Judá. Ele foi capaz de liderar o povo para uma maior retidão, talvez porque viu o que estava acontecendo com Israel e temeu a ameaça dos assírios à sua própria nação.

O orgulho doentio cega a pessoa para as suas verdadeiras limitações, além de passar uma imagem desagradável para os outros. Alimentar esse tipo de orgulho é como viver em relacionamento abusivo consigo mesmo.