Por que existe o nono ano?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Assegurar a todas as crianças um tempo mais longo no convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade. Essa é a proposta do MEC com a implantação do ensino fundamental de nove anos.

No dia 06/02/2006 o Presidente da República sancionou a Lei nº 11.274 que regulamenta o ensino fundamental de 9 anos. No Ensino Fundamental de nove anos, o objetivo é assegurar a todas as crianças um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade.

O 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais é uma época de mudanças para os estudantes, quando estão a um passo de ultrapassar a fronteira que vai direcioná-los ao Ensino Médio, no qual a dinâmica de estudos e objetivos são bastante diferentes do Ensino Fundamental Anos Finais.

As disciplinas estudadas nas escolas públicas e particulares do nono ano do ensino fundamental são:

  • Ciências.
  • Geografia.
  • Inglês.
  • História.
  • Matemática.
  • Português.

Qual é o ano mais difícil da escola? Segundo o último Censo Escolar, é entre o 6o e o 9o ano, no ensino fundamental 2, que alguns dos maiores “palavrões” da educação começam a ganhar robustez estatística, tais como reprovação, distorção idade-série e abandono escolar.

Mas não há muito o que comemorar. A taxa de reprovação do 6o ao 9º ano alcança 5,1%. A porcentagem pode parecer baixa. Mas, em números absolutos, fica clara a quantidade de estudantes reprovados: quase 54 mil, de um total de 1,058 milhão.

Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano (11 a 15 anos de idade)

Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006 – amplia o Ensino Fundamental para nove anos de duração, com a matrícula de crianças de seis anos de idade e estabelece prazo de implantação, pelos sistemas, até 2010.

13 anos

6º ano - de 11 anos, completados até 31 de março. 7º ano - de 12 anos, completados até 31 de março. 8º ano - de 13 anos, completados até 31 de março. 9º ano - de 14 anos, completados até 31 de março.

Por lei, aos 4 anos, a criança deve ingressar na pré-escola, aos 6 anos, no ensino fundamental e, aos 15 anos, no ensino médio (veja a tabela ao lado). No entanto, essa não é a trajetória de muitas crianças e muitos ado- lescentes brasileiros.

ano – Matemática

  • Ciências da Natureza.
  • Ciências Humanas.
  • Linguagens.
  • Matemática.

No do Ensino Fundamental II, o aluno começa a assumir maiores responsabilidades. Nesta etapa, os estudantes além de aprofundarem o conteúdo que já conhecem, passam a ter contato com outros. As aulas tendem a ficar mais densas, com explicações mais aprofundadas dos temas.

Vimos que as opções mais comuns para seguir adiante depois do ensino médio são:

  1. começar uma graduação;
  2. ingressar no mercado de trabalho;
  3. estudar para um concurso;
  4. fazer um intercâmbio.

20 folhas de papel almaço pautado A4 (Arte, Ciências, Matemática, Português, Geografia e História), caso necessário repor ao longo do ano. 10 folhas de papel almaço quadriculado (Matemática) 01 calculadora simples (Observação: o aluno não poderá utilizar a calculadora do celular).