Por que existe a queima de Judas?

Perguntado por: ldantas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 8 votos

É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes . Queima de Judas é uma festa popular que representa a morte de Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus. 16 Abr 2022 - 09h00 Por calendarr.com.

Com a prisão de Jesus, o traidor arrependeu-se, tentou restituir o dinheiro, mas, repelido pelos sacerdotes, enforcou-se numa corda. A brincadeira seria uma maneira de os católicos se vingarem da traição contra o filho de Deus. Antes de o boneco “morrer” enforcado, como o traidor, apanha e é bastante xingado.

Malhação de Judas ou Queima de Judas é uma tradição vigente em diversas comunidades católicas e ortodoxas que foi introduzida na América Latina pelos espanhóis e portugueses. É também realizada em diversos outros países, sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes.

O evento foi inserido no Brasil por espanhóis e portugueses e tem sua origem ainda na Idade Média, sob a égide da religião católica. Durante a prática, o boneco, pendurado, recebe pedradas, pauladas e é queimado. O ritual descamba para uma espécie de expurgo e vingança pela traição cometida.

Qual o erro de Judas? Judas amaldiçoava e traia e crucificava. Judas ao ver quebrar aquele vaso com perfume de Nardo, disse: Por que fazer isso, seria melhor vender e fazer dinheiro, Judas era mundano; ele amaldiçoava tudo.

Segundo Humberto de Campos, pelo médium Chico Xavier, a última reencarnação de Judas Iscariotes na Terra foi da conhecida heroína francesa Joana D'Arc, queimada nas fogueiras inquisitoriais do século XV, conforme mensagem apresentada no livro Crônicas de Além Túmulo.

Jesus foi preso no Monte das Oliveiras, levado aos sacerdotes e depois entregue ao governador romano Pôncio Pilatos e a Herodes filho. Depois de açoitado lhe puseram uma coroa de espinho e Jesus foi entregue para a crucificação. Judas, ao ver Jesus condenado, se arrepende e se enforca no galho de uma figueira.

A queima de Judas acontece todos os anos no domingo de páscoa.

“Queima do Judas” ocorre no Domingo de Páscoa na Praça da Matriz. No Domingo de Páscoa (17/04), na Praça Padre Miguel (Matriz), pontualmente ao meio dia, ocorre a “Queima do Judas”, realizada pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos.

Ele adverte quanto aos julgamentos que virão sobre aqueles que se afastam de Deus. Aconselha os membros a edificarem sua fé e a “conserva[rem-se] a [si] mesmos no amor de Deus” (Judas 1:21).

Judas Iscariotes foi o discípulo que traiu Jesus. Ele pertenceu ao grupo dos doze discípulos que Jesus chamou para acompanhá-lo, e seu nome sempre aparece em último lugar nas listas que trazem os nomes dos apóstolos.

O que são Onde Judas perdeu as botas:
Onde Judas perdeu as botas é uma expressão popular da língua portuguesa que é usada para descrever um lugar muito distante, difícil de alcançar ou mesmo inacessível.

É também no Sábado de Aleluia que se faz a tradicional Malhação de Judas (ou Queima de Judas), representando a morte de Judas Iscariotes, discípulo que teria traído Jesus Cristo. Nesta tradição popular, as pessoas costumam fazer bonecos de pano (ou de outros materiais) que simbolizam a figura de Judas.

Trinta moedas de prata foi o preço pelo qual Judas Iscariotes traiu Jesus, de acordo com uma citação do Evangelho de Mateus 26:15 no Novo Testamento.

Era filho de Alfeu e de Maria Cléofas, parentes de Jesus. Seu pai era irmão de São José e sua mãe, prima-irmã de Maria. Portanto, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus e o seu irmão Tiago, chamado "o Menor" tornou-se discípulo como ele.

Judas Iscariotes é, portanto, aquele que traiu Jesus, entregando-O à morte, por 30 moedas de prata. No entanto, não era alguém estranho e alheio à vida e às obras do Mestre — “Ao declinar da tarde, pôs-se Jesus à mesa com os doze discípulos. Durante a ceia, disse: “Em verdade vos digo: um de vós me há de trair”.

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.

meio-dia

Geralmente, a malhação do Judas ocorre ao meio-dia e as pessoas às vezes representam nos bonecos técnicos de futebol, políticos, ou até mesmo figuras públicas não muito aceitas pelo povo.

Logo a seguir, as pessoas se reúnem para “malhar o Judas”, ou seja, “torturar” o boneco das mais diversas formas, seja pendurando enforcado em árvores ou queimando em grandes fogueiras. Este ato é visto como uma “vingança popular” contra a traição feita por Judas a Jesus Cristo.

Durante toda a Semana Santa, eles saem em busca de esmolas nas residências, entre os transeuntes e em lojas comerciais. O objetivo dos caretas é coletar gêneros alimentícios, bebida e dinheiro para formar a tradicional brincadeira da Malhação do Judas, na noite do Domingo de Páscoa.