Por que existe a Matemática?

Perguntado por: dvieira . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

O homem necessita contar, calcular, comparar, medir, localizar, representar e interpretar. O estudo da matemática é importante no desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, da capacidade de investigação e da solução de problemas.

Depois de fazer entrevistas e aplicar questionários, ele chegou à conclusão de que, na grande maioria das vezes, esse desinteresse é causado pela forma como o conteúdo é ensinado. A maioria dos estudantes se distancia da matemática sem sequer ter tido a chance de conhecê-la com mais profundidade.

O mau desempenho na disciplina de matemática, escancarado ao final do Ensino Médio, tem raízes no início da vida escolar. Isso ocorre devido a algumas peculiaridades dessa ciência: uma das principais é que se trata de uma área cumulativa de conhecimento.

A matemática carrega um componente lógico, quando utilizado nas decisões cotidianas, acaba sendo o melhor para o todo”. Para ele, a evolução dessa matéria é fundamental para o mundo moderno atual. "Essa competência está sempre velada em nossas ações e, muitas vezes, é coibida.

Resumo sobre a Matemática
Suas principais áreas de estudo são a aritmética, álgebra, geometria e estatística.

Dessa forma, pode-se considerar a matemática como uma ciência de fundamental importância para a nossa vida, pois ela condiciona a pensar e criar um senso crítico, trabalhando o raciocínio diante das tarefas que encontradas diariamente.

A matemática é uma disciplina que requer muito esforço, estudo, treinamento e memorização. Algumas pessoas capazes de estudar muito para uma matéria não são capazes de fazer o mesmo para a matemática. Isso porque elas já criaram um bloqueio com relação a matéria dos números as impedindo de ter um aprendizado normal.

A Matemática está presente em diversas situações, se olharmos ao nosso redor podemos notar sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

As sociedades mesopotâmicas e egípcias provavelmente fizeram os maiores avanços no início da matemática simplesmente devido à sua idade de existência e ao tamanho e recursos gerais. Métodos matemáticos mais avançados começaram a se desenvolver na Grécia há cerca de 2.500 anos atrás.

Geralmente se diz que o Cálculo foi inventado por Issac Newton (1642-1727) e por Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) durante a década de 1665-1675, mas isso não é inteiramente verdadeiro.

Para a maioria dos estudantes não há construção do conhecimento matemático. Por isso em vez de compreenderem passam a memorizar os conteúdos para conseguirem notas nas provas e em vez de desenvolverem raciocínio eles desenvolvem a memória e não buscam o efetivo conhecimento matemático.

A hipótese de Riemann
Esse problema é considerado por muitos matemáticos como um dos mais difíceis de todos os tempos. E, de fato, a hipótese de Riemann nunca foi resolvida!

O zero e a escrita posicional resolveram o problema da mecanização das operações numéricas, dos cálculos, o que permitiu as criação das máquinas calcular e dos computadores. Basta lembrar que os base binária, composta pelos algarismos 0 e 1, constitui o fundamento linguagem computacional.

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria? Dados da última avaliação nacional realizada antes da pandemia mostram que 95% dos estudantes terminam a escola pública no Brasil sem o conhecimento esperado de matemática.

Neuroimagens apontam que o raciocínio matemático baseia-se no processamento visual. O cérebro é composto por muitas áreas e rotas neurais que são ativadas e se comunicam entre si quando estudamos. Ao tentar resolver um cálculo, por exemplo, envolvemos as redes frontais, o lobo temporal medial e o hipocampo.

6 O Sistema de numeração Indo-Arábico
O primeiro número inventado foi o 1 e ele significava o homem e sua unicidade, o segundo número 2, significava a mulher da família, a dualidade e o número 3 (três) significava muitos, multidão.

Normalmente, a base é a aritmética (parte totalmente numérica) que é aplicada para desenvolver os conceitos da álgebra (conta com letras) e da geometria (contas em figuras). A matemática básica pode aparecer até na física, química, biologia e geografia!

Adição: 2 + 5 = 7 (2: parcela; 5: parcela; 7: soma ou total) Subtração: 7 - 3 = 4 (7: minuendo; 3: subtraendo; 4: resto ou diferença) Multiplicação: 4 x 2 = 8 (4: fator ou multiplicando; 2: fator ou multiplicador; 8: produto) Divisão: 6 : 3 = 2 (6: dividendo; 3: divisor; 2: quociente)

Matemática com Procopio
MATEMA, do grego mathema, significa explicar, conhecer, entender. TICA, também do grego, vem de techne, que significa técnica ou arte.

Hipátia

Hipátia é considerada a primeira matemática da humanidade e foi pelo ato de ensinar que teve seu nome ventilado ao longo dos séculos.