Por que existe a escuridão?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

O frio e a escuridão só existem porque existem o calor e a luz. O frio é a falta de calor. A escuridão é a falta de luz.

E houve luz. Viu Deus que a luz era boa, e separou as trevas da luz; e à luz chamou dia, às trevas, noite. Assim se fez tarde e depois se fez manhã: o dia primeiro” (Génesis 1:3-5).

O escuro não é uma coisa. Ele é só a ausência de luz. Portanto, na letra fria das leis da física, não pode ter uma velocidade.

Na escuridão, nós não sabemos onde estamos. Na luz, podemos encontrar uma saída, um caminho. Em poucas linhas, o evangelho apresenta os dois grandes mistérios de nossa história. Por um lado, o amor entranhado de Deus pelo mundo.

Sendo assim, o mal é uma privação, uma falta, uma ausência. Ele não existe para as criaturas de Deus; o mal existe na medida em que “certos elementos não se harmonizam com outros” (Agostinho, 1987, p. 156).

A escuridão é, na verdade, a ausência da luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não.

Escuridão é a ausência de luz. A percepção da escuridão difere da mera ausência de luz devido aos efeitos das imagens residuais na percepção. Ao perceber, o olho está ativo e a parte não estimulada da retina produz uma imagem residual complementar.

Não confundamos trevas com escuro pois, tudo o que é escuro recebeu ou recebe luz ocasionalmente. Já trevas é lugar de densa escuridão onde não se sabe onde começa e nem onde termina. Exemplo de uso da palavra Trevas: O buraco negro.

Recebemos a luz de apenas uma quantidade finita de estrelas e/ou galáxias. Estrelas e galáxias têm vida luminosa finita no tempo. A densidade de estrelas e/ou galáxias é baixa o suficiente para termos regiões escuras no céu.

Se o nosso planeta não tivesse atmosfera, mesmo durante o dia, com o Sol na nossa frente mandando a luz, veríamos o céu escuro como a noite, independentemente se a superfície terrestre estivesse sendo iluminada!

Porque o Sol se pôs e agora está iluminando o outro lado da Terra.

Se o relâmpago nada mais é do que a luz, isto significa que ele viaja a uma velocidade aproximada de 300 mil km/s — e nada, até onde se sabe, é mais veloz que a luz. Já o trovão, por se tratar de uma onda sonora, propaga-se pelo ar em torno de 340 m/s, ou seja, bem mais lento que o relâmpago.

"Nada pode ir mais rápido, porque essa é a velocidade do próprio tecido do espaço-tempo. E a luz viaja a essa velocidade. Não é que a luz seja especial nesse sentido, é a própria velocidade que é especial em nosso Universo. Pode haver outros universos nos quais a velocidade máxima seja diferente."

Se você realmente chegasse à velocidade da luz, o tempo pararia completamente. E caso se pudesse ir mais rápido do que a velocidade da luz, o tempo começaria a retroceder! Nessa velocidade, seu campo de visão também mudaria drasticamente. O mundo apareceria através da janela da sua aeronave em forma de um túnel.

A Escuridão Eterna é o poder de criar uma camada de escuridão absoluta. É um sub-poder da Manipulação da Escuridão. Oposta à Luz Absoluta.

Ausência de luz: 1 breu, escuro, escuridade, obscuridade, negridão, negrume, negrura, negror, negro, noite, trevas, pretidão, pretume, pretura, sombra, caligem, neblina, blecaute, apagão, turvamento, turvação, opacidade, tenebrosidade, cerração, véu, manto.

A cada momento, a cada respiração, nossa vida precisa ser renovada. O mesmo acontece com a luz espiritual. Ela precisa ser renovada em nós de modo constante. Precisamos gerá-la dia a dia, pensamento por pensamento, e agindo com retidão a cada dia, se quisermos manter afastadas as trevas do adversário.

Diz-se também que Deus castiga e premia. Mas Deus não pune nem premia ninguém. Apenas funciona a sua lei de causa e efeito (ação e reação ou cármica). Deus é imutável e, pois, neutro.

O que é Aqui se faz, aqui se paga:
A partir de um ponto de vista religioso, “aqui se faz, aqui se paga” significa que a pessoa que cometeu alguma injustiça ou agiu de modo incorreto pagará pelo seu pecado enquanto ainda for vivo.

Ele é onipotente, com todo poder para controlar nossa vida, livrar-nos de dores, evitar todos os acidentes, conduzir em segurança todos os aviões e carros, alimentar-nos, proteger-nos, poupar-nos de trabalho penoso, esforços, doenças e mesmo a morte, se Ele assim desejar.

R. Albert Einstein tinha uma ideia de Deus não vinculada a nenhuma igreja ou fé estabelecida. Não acreditava num Deus que premiasse os bons e castigasse os maus ou que prometesse a imortalidade.