Por que evitar gerúndio?
Além de ser um desconforto sonoro, a utilização exagerada do gerundismo empobrece o vocabulário e torna a linguagem desmotivadora. Primeiramente, vamos entender o que é o gerúndio. É uma forma verbal que indica uma ação que não está completa, mas sim, em andamento.
Por que os portugueses não usam o gerúndio?
No Brasil, o gerúndio (com a terminação "ndo") é utilizado frequentemente na fala e na escrita, mas em Portugal há a ausência da conjugação verbal. Dessa forma, em vez dos portugueses perguntarem "Você está acordando?", eles perguntam "Tu estás a acordar?", substituindo o gerúndio por a + o verbo no infinitivo.
Pode usar gerúndio no TCC?
Ele pode ser colocado antes da oração principal, após ou ao lado do verbo principal. Fato é que o gerúndio é usado corretamente quando expressa ações que estão acontecendo. Logo, o que influencia é a intenção de comunicação que se pretende ao fazer o seu uso.
Qual o problema do gerúndio?
O gerundismo é o uso inadequado do gerúndio e se tornou um vício de linguagem. Ele apareceu por conta de traduções ruins da língua inglesa e pelo uso corriqueiro e demasiado, prejudicando a comunicação verbal e escrita da forma correta do Gerúndio.
Não é correto usar o gerúndio?
II. Pode desempenhar função de advérbio ou adjetivo, sendo empregado para indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala. III. O gerúndio deve ser evitado, já que seu uso excessivo pode levar ao gerundismo, fenômeno considerado como um vício de linguagem.
O que usar no lugar do gerúndio?
O certo é: O verbo deve ser expresso com o infinitivo ou simplesmente no futuro, conforme as formas a seguir: ''_eu vou ligar..., ou, mandarei..., ou, eu farei... ''.
Qual é o objetivo do gerúndio?
O gerúndio é a palavra que expressa uma ação contínua e é uma das formas nominais do verbo assim como o particípio e o infinitivo. A origem o vocábulo vem do latim “gerundium”. O objetivo do gerúndio na língua escrita é justamente dar ao verbo a ideia de continuidade temporal.
É correto falar no gerúndio?
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala. Observe alguns exemplos: Não pare agora...
Como surgiu o gerundismo no Brasil?
A presença maciça da construção num dos setores que mais emprega no Brasil contribuiu fortemente para a disseminação do gerundismo, que hoje se encontra nos diversos níveis sociais e até mesmo em falas do então Ministro da Saúde, José Serra, que pronunciou numa entrevista: ..."outra vacina que vamos estar aplicando ...
É correto afirmar que o Brasil foi descoberto pelos português?
Foi no dia 22 de abril de 1500 que os colonizadores portugueses chegaram ao território brasileiro. Esse é um episódio marcante na história do país e a ele é atribuído o título de “Descobrimento do Brasil”. Entretanto, existem controvérsias quanto à descoberta das terras brasileiras.
O que diferencia o gerundismo do gerúndio?
Gerúndio e gerundismo são elementos distintos que não devem ser confundidos. O primeiro faz referência à forma nominal, o segundo é considerado um vício de linguagem.
Pode usar gerúndio em artigo científico?
O uso do gerúndio será tão mais impróprio quanto mais se aproxime da função adjetiva, ou da expressão de qualidades ou estados, ou quanto maior a distância entre o tempo da ação expressa por ele e o tempo da ação do verbo principal.
Como falar na terceira pessoa no TCC?
– Impessoalidade: elaboração do texto utilizando-se de preferência a terceira pessoa no singular e verbo na voz ativa (sabe-se, entende-se, recomenda-se).
Pode falar na primeira pessoa no TCC?
Em geral, é aceitável usar o ponto de vista da primeira pessoa em resumos, introduções, discussões e conclusões, em algumas revistas. Mesmo assim, evite usar “eu” nessas seções. Em vez disso, use “nós” para se referir ao grupo de pesquisadores que fizeram parte do estudo.
É errado começar frase com gerúndio?
Sendo usado antes da oração principal, o gerúndio indica uma ação que se iniciou antes da ação principal: Entrando em casa, reparei que tinha sido assaltada. Fazendo de conta que não era com ele, saiu da sala de mansinho.
O que é gerundismo vício de linguagem?
O gerundismo é uma locução verbal na qual o verbo principal apresenta-se no gerúndio. Seu uso no português brasileiro é recente, é considerado por muitos como vício de linguagem, uma vez que seu uso é demasiadamente impreciso.
Porque o gerúndio na oração hoje eu não vou estar fazendo a charge pode ser considerada o gerundismo?
04 – Por que o gerúndio na oração “Hoje eu não vou estar fazendo a charge” pode ser considerado gerundismo? Porque seu uso é inadequado e exagerado. O gerúndio é utilizado para expressar ações que se prolongam ou nas funções de advérbio e de adjetivo. Nesse caso, é usado em substituição do tempo futuro.