Por que eu tenho que estudar Química?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Indústria alimentícia, petroquímica, farmacêutica, têxtil e outras dependem diretamente da química, assim como a criação de novos medicamentos e materiais biodegradáveis. Ela faz parte do nosso dia-a-dia. O simples fato de estarmos vivos indica que reações químicas estão acontecendo dentro de nós, o tempo todo.

Através da Química é possível estudar as substâncias naturais e aproveitá-las. Mas também, pode-se produzir materiais em laboratório. Veja o exemplo do tênis, produto que contém materiais, de origem natural ou sintética, que foram transformados pelo homem para criar um bem de consumo para sociedade.

No Ensino Médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que o Ensino de Química e consequentemente seu aprendizado deve possibilitar ao estudante a compreensão dos processos químicos e também a construção do conhecimento científico com estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ...

Não há aspecto do dia a dia que não tenha a Química envolvida, realizando desde cosméticos até combustíveis. Além disso, a química está na geração de energia e na produção de medicamentos e no desenvolvimento da vacina.”A industria química é a mão invisível do mundo.

A Química estuda as transformações que envolvem a matéria e a energia. A Química é um ramo das Ciências da Natureza que estuda a matéria, suas propriedades, constituição, transformações e a energia envolvida nesses processos.

Vamos começar pela definição: Química é a ciência que estuda a estrutura das substâncias, a composição e as propriedades das diferentes matérias, suas transformações e variações de energia.

As Ciências da Natureza são compostas por Química, Física e Biologia. A Química é a área que estuda a matéria, analisando suas propriedades, constituição, transformações e a energia envolvida nesses processos. Assim, podemos afirmar que a matéria é o principal objeto de estudo da Química.

Ela está bem presente no cotidiano e ainda explica o que acontece na natureza. Quer ver só? Assar um pão ou bolo, respirar, utilizar água sanitária nas roupas, queimar um combustível ou acender uma vela são alguns exemplos de fenômenos químicos. Há reações, mudança de cores, forma.

O químico é o profissional responsável por analisar substâncias e compostos, as características físico-químicas e como esses reagem a variações de pressão e temperatura, dentre outros.

Indústria – Química Fina (Síntese), Farmacêutica, Alimentar, Biotecnologia. Saúde – Análises Químicas e Microbiológicas, Laboratórios de Saúde Pública, Institutos de Investigação Médica. Agricultura e Ambiente – Tecnologia Ambiental, Controlo de Qualidade, Consultadoria. Ensino e Investigação.

A Química é essencial para a existência de vida. Ela faz parte do dia a dia das pessoas. A indústria química brasileira está entre as 10 maiores do ranking internacional e em segundo lugar no PIB da indústria de transformação no Brasil.

Antoine Laurent Lavoisier

Lavoisier – O Pai da Química Moderna. Lavoisier é considerado o pai da química moderna porque fez descobertas fundamentais baseadas em observações detalhadas e planejamento preciso de experimentos. Antoine Laurent Lavoisier nasceu em Paris em 26 de agosto de 1743.

A química geral engloba as diferentes áreas do estudo dos compostos químicos, moléculas e substâncias, seja em um nível macroscópico ou microscópico, em termos de composição dos átomos, da mistura de substâncias diferentes, arranjo dos elementos químicos ou outros temas.

Assim, o objetivo básico do en- sino de química para formar o cidadão compreende a abordagem de informa- ções químicas fundamentais que permitam ao aluno participar ativa- mente na sociedade, tomando deci- sões com consciência de suas conse- qüências.

O curso de química não é complicado. Precisando, apenas, de dedicação e estudo para obter um bom aprendizado. Portanto, não é impossível conseguir alcançar o diploma no mesmo.

Resposta verificada por especialistas
Para entender a composição, transformação e as diversas propriedades que compõem os elementos que estão a nossa volta. Estudamos a química porque é uma ciência que faz parte de todo o universo, sem a química nãos seria possível vida na Terra.

De acordo com o CNPQ, os ramos da Química se dividem em: química orgânica, química inorgânica, físico-química e química analítica.

São apontados três níveis de representação para o conhecimento químico: macroscópico, microscópico e simbólico. O nível macroscópico corresponde aos fenômenos e processos químicos observáveis e perceptíveis numa dimensão visível. Já o nível simbólico envolve as fórmulas, equações e estruturas.

Produtos Químicos são produtos de transformação obtidos por meio de processo industrial, constituídos de substâncias puras, compostas e misturas. Podem ser naturais ou sintéticos. Produtos naturais: São obtidos de produtos encontrados na natureza.