Por que eu tenho muita preguiça de trabalhar?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 15 votos

Na maior parte das vezes a preguiça no trabalho vem motivada por falta de entusiasmo, ou até da paralisação gerada por questões emocionais mal resolvidas. O fato é que devemos olhar para esta situação com coragem e cuidado, pois aos poucos podemos nos tornar vítimas de nós mesmos.

Existem remédios e suplementos que podem acabar com o cansaço ou mesmo ser usados como complemento ao tratamento prescrito pelo médico:

  1. Rhodiola Rosea. ...
  2. Ginseng. ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Melatonina. ...
  5. Sulbutiamina.

Dicas simples para vencer a preguiça

  1. 1) Divida uma tarefa maior em tarefas menores. ...
  2. 2) Descanse e pratique exercícios físicos. ...
  3. 3) Consiga se motivar. ...
  4. 4) Pense nos benefícios. ...
  5. 5) Fazendo uma coisa de cada vez. ...
  6. 6) Pratique A visualização. ...
  7. 7) Aprenda com pessoas de sucesso.

A preguiça, para psicólogos, tem múltiplos significados. Pode ser uma falta de disposição crônica para realizar até mesmo atividades que você gosta, um sintoma de uma condição de saúde mental, um sinal de insatisfação com a vida, uma aversão contínua à disciplina e compromissos, entre outras.

Nas escrituras cristãs, esse pecado é visto como um vício primário, mais perigoso e debilitador do que o orgulho ou a inveja. A preguiça era considerada um tipo de exaustão do espírito, uma distração da alma, que não é apenas uma perda de energia, mas um transtorno.

A preguiça excessiva pode não apenas ser sinal de problemas de saúde como pode também causá-los. A falta de disposição para fazer atividades físicas, por exemplo, pode levar ao sedentarismo e, consequentemente, à obesidade.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

Vitaminas do complexo B e vitamina D são as melhores para acabar com o cansaço. Quando elas estão em falta, é quase certo que a fadiga venha forte. E a melhor forma de garantir que elas estejam sempre com os níveis regulares no organismo é comer bem, tendo sempre uma dieta saudável e equilibrada.

Confira 4 alimentos que dão energia e, por isso, você pode consumir para deixar as suas tardes muito mais ricas.

  1. Frutas. O açúcar natural presente nas frutas dá energia suficiente para combater o sono. ...
  2. Cereais integrais. ...
  3. Chocolate. ...
  4. Nozes, castanhas e amêndoas.

Pessoas preguiçosas amam procrastinar, até mesmo sem saber. Desde atividades mais simples a complexas, levando assim até se prejudicar no trabalho por falta de vontade de realizar as obrigações.

Lerdo: 2 inativo, demorado, tardo, desanimado, frouxo, lânguido, lento, lerdo, mole, molenga, molengão, molengo, moroso, preguiceiro, vagaroso.

A preguiça mental pode nos deixar com aversão à leitura e desinteresse pelos estudos. Olavo de Carvalho dizia que a mente preguiçosa sempre arranja alguma solução, ou desculpa, que a dispense de perceber um problema. Este fenômeno é conhecido por procrastinação, ou seja, a mania de adiar, de deixar tudo para depois.

A preguiça, mesmo em excesso, não pode ser caracterizada como um dos sintomas da depressão. Ela se manifesta de várias maneiras, como uma aversão ao trabalho, ócio, estado de prostração e moleza, falta de pressa ou de empenho.

A preguiça aparece quando estamos estressados ou trabalhando por muito tempo, e para driblá-la é fácil: alguns tomam café, outros dão uma caminhada, ouvem música em som alto. Mas quando você está deprimido, esses truques não funcionam, assim como outras dicas que as pessoas podem dar.

Luxúria

Aplacar a acídia/preguiça requer diligência. A Luxúria é o mais sedutor dos vícios, pois seus prazeres são os oriundos do sexo, mas quando em desmedida e intensamente despudorado.

Para os adeptos do catolicismo, o pecado da preguiça tem a ver com a recusa voluntária ao dever do trabalho (da busca do pão de cada dia), mas também se relaciona com a falta de ânimo nas práticas de devoção e na busca da virtude.

2 Tessalonicenses 3:10 Quando ainda estávamos convosco, vos ordenamos isto: Se alguém não quiser trabalhar, também não coma.

A preguiça relaciona-se com a pouca disposição ou lentidão para o trabalho; cansaço representa a fadiga gerada pelo trabalho; e a estafa é colocada como sinônimo de cansaço. Estes são os usos populares dos termos, embora do ponto de vista de saúde, podem ter uma compreensão diferente.

Se sentir cansado ou com pouca energia pode ser um sinal de algum problema no organismo, e consequência de uma série de fatores, como má alimentação, noites mal dormidas ou, até mesmo, hipotireoidismo.