Por que eu suo rápido?

Perguntado por: dmuniz . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

As pessoas com transpiração excessiva (hiperidrose) transpiram profusamente, e algumas pessoas, quase constantemente. A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer.

Então se você sofre com suor noturno excessivo regularmente, até o ponto de as roupas ficarem muito umedecidas, é recomendável buscar aconselhamento médico.

Algumas pessoas chegam a suar mesmo estando em um ambiente com ar condicionado. Existem dois tipos de hiperidrose. A hiperidrose primária afeta de 2% a 3% da população. Ainda assim, menos de 40% dos pacientes com essa condição busca auxílio médico.

Desodorantes antitranspirantes
Desodorantes que contêm hidróxido de alumínio em sua composição são responsáveis por formar uma camada na superfície da pele que impede a liberação excessiva de suor. O recomendável é passar na região mais afetada à noite para que ela faça efeito no dia seguinte.

Alguns médicos tem receitado medicamentos anticolinérgicos na forma de comprimido, como é o caso do Retemic, para tratar o suor excessivo. Estes remédios são para tratar incontinência urinária e um de seus efeitos colaterais é reduzir a produção de suor do corpo.

Suar muito, em treinos, especialmente os vigorosos, é normal. Se estiver calor, então, mais ainda.

Mas existe um grupo de pessoas que sofre justamente com o contrário: são incapazes de transpirar. Se para você a ideia parece um sonho, é melhor pensar duas vezes. Chamada displasia ectodérmica anidrótica, esta condição é uma doença genética e caracteriza-se pela ausência das glândulas sudoríparas.

Calcula-se que até 5% da população possa sofrer com hiperidrose, condição caracterizada pelo suor excessivo. Embora não seja perigoso, o problema pode comprometer a qualidade de vida, mas tem jeito de amenizar o incômodo.

A termorregulação é o processo que o corpo realiza quando nosso corpo precisa ser resfriado, por exemplo, nos dias quentes ou quando estamos fazendo exercícios e nossa temperatura aumenta. O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas, não possui cor e nem cheiro.

A sudorese é um mecanismo de regulação da temperatura corporal, normal e de extrema importância. No entanto, suar de maneira excessiva pode ser sinal de algum desequilíbrio nas funções do seu organismo, além de ser um importante fator de incômodo.

A adolescência é fase de descobrir novas coisas. Entre elas está o próprio corpo, que passa por uma série de transformações. Surgem pelos e curvas, chega a menstruação, a voz engrossa e aumenta a quantidade de suor.

Na hiperidrose, o paciente apresenta uma quantidade bastante excessiva de suor, que pode se apresentar somente em alguns pontos, como nas axilas, nas mãos e no pescoço ou mesmo surgir em todo o seu corpo, causando constrangimento.

As pessoas com transpiração excessiva (hiperidrose) transpiram profusamente, e algumas pessoas, quase constantemente. A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer.

Quem bebe muita água não tende a suar mais, mas o contrário ocorre, pois para se preservar o organismo libera menos líquido. Já as pessoas mais gordinhas podem transpirar mais. Entre as técnicas para evitar o suor excessivo, estão o uso de antitranspirantes, toxina botulínica (que tem efeito temporário) e cirurgia.

Tratamento de hiperidrose
No entanto, será encaminhado a um dermatologista. Assim, ele realizará o diagnóstico por meio de exames de sangue, urina, teste de iodo e suor, e teste específico. Após detectar o problema, o especialista indicará a melhor forma de tratamento, havendo variações de paciente para paciente.

Suar é uma atividade fisiológica importante cuja principal função é a de impedir a temperatura do corpo de subir. Na transpiração perde-se muita água e minerais, e embora esta esteja associada ao exercício intenso não é simplesmente por se transpirar que se perde calorias e se emagrece.

As pessoas costumam fazer a relação do suor com a perda de gordura porque, quando praticamos muitas atividades físicas e suamos. Porém, é preciso ressaltar que uma pessoa que está suando não está necessariamente emagrecendo. Emagrecemos somente quando acontece a queima de gordura.

Continuar lendo Porque eu suo a noite?