Por que eu sou preguiçosa?

Perguntado por: ocordoba . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

Pode ser uma falta de disposição crônica para realizar até mesmo atividades que você gosta, um sintoma de uma condição de saúde mental, um sinal de insatisfação com a vida, uma aversão contínua à disciplina e compromissos, entre outras. Todas as pessoas possuem dificuldade para lidar com a preguiça uma vez ou outra.

Sabemos que se manter focado não é uma tarefa fácil, por isso nós separamos 5 dicas que vão fazer você sair vencedor dessa luta contra a preguiça.

  1. tenha objetivoS. É importante que você saiba e que escreva o que precisa estudar. ...
  2. Tenha uma rotina e seja organizado. ...
  3. Nada de se sobrecarregar. ...
  4. durma bem. ...
  5. Use técnicas de estudo.

Nas escrituras cristãs, esse pecado é visto como um vício primário, mais perigoso e debilitador do que o orgulho ou a inveja. A preguiça era considerada um tipo de exaustão do espírito, uma distração da alma, que não é apenas uma perda de energia, mas um transtorno.

A preguiça, mesmo em excesso, não pode ser caracterizada como um dos sintomas da depressão. Ela se manifesta de várias maneiras, como uma aversão ao trabalho, ócio, estado de prostração e moleza, falta de pressa ou de empenho.

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

A preguiça, para psicólogos, tem múltiplos significados. Pode ser uma falta de disposição crônica para realizar até mesmo atividades que você gosta, um sintoma de uma condição de saúde mental, um sinal de insatisfação com a vida, uma aversão contínua à disciplina e compromissos, entre outras.

Segundo os dicionários, a preguiça pode significar desde a falta de disposição para realizar determinada tarefa, até uma espécie de aversão pelo trabalho. Além disso, a preguiça está ligada à lentidão ou moleza e, muitas vezes, à negligência na realização de atividades.

Alguns dos melhores cereais disponíveis no mercado são a quinoa e a aveia. Esses alimentos dão mais disposição e deixam uma sensação de saciedade entre as refeições. Além disso, eles ajudam a controlar o açúcar do sangue. Um cuidado que você deve tomar é, ao comprar alimentos, conferir se eles realmente são integrais.

Do ponto de vista da neurociência, a preguiça pode ser entendida como uma resposta do cérebro que visa economizar energia. O cérebro humano é projetado para minimizar o consumo de energia sempre que possível, a fim de preservar recursos para situações de emergência ou necessidades futuras.

Para os adeptos do catolicismo, o pecado da preguiça tem a ver com a recusa voluntária ao dever do trabalho (da busca do pão de cada dia), mas também se relaciona com a falta de ânimo nas práticas de devoção e na busca da virtude.

Luxúria

Aplacar a acídia/preguiça requer diligência. A Luxúria é o mais sedutor dos vícios, pois seus prazeres são os oriundos do sexo, mas quando em desmedida e intensamente despudorado.

A virtude moral com a qual se combate o vício da preguiça ou acídia é a diligência. Este termo vem do latim de diligere que significa 'amar', o que deixa em evidência o seu estreito vínculo com a virtude teologal da caridade. A diligência pode ser compreendida como a disposição em realizar algo com dedicação e cuidado.

Quando acontece como uma situação temporária, o desânimo pode simplesmente ser uma resposta do corpo e da mente a alguma atividade cansativa, ou mesmo uma indicação de que seu corpo e mente precisam de descanso ou então não se habituaram a sua atual atividade.

O cansaço excessivo é sintoma de muitas condições de saúde física ou mental. Também pode ser decorrente de hábitos prejudiciais, como sedentarismo e dieta pobre em nutrientes essenciais ao funcionamento do organismo.

A preguiça relaciona-se com a pouca disposição ou lentidão para o trabalho; cansaço representa a fadiga gerada pelo trabalho; e a estafa é colocada como sinônimo de cansaço.