Por que eu passo mal quando viajo?

Perguntado por: lcastro6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

O cérebro recebe sinais dos olhos, ouvidos internos, músculos e das articulações para detectar o movimento. Só que quando essas partes enviam informações conflitantes, surge dificuldade em saber se estamos parados ou não. É essa reação confusa que gera náuseas, suor frio e vômitos.

Medidas simples como: não fazer leituras durante a viagem, olhar para um ponto fixo no horizonte a frente, e evitar olhar para a paisagem fora do veículo podem lhe ajudar. Geralmente quem vai no banco de trás do carro costuma apresentar mais os sintomas.

O que fazer (ou não) para evitar uma crise de ansiedade. Opte pelo voo noturno, pois as chances de você dormir num horário que está acostumado são maiores. Três dias antes da viagem, separe passagens, documentos, passaporte (se for o caso), dinheiro, cartões, entre outros itens fundamentais.

Pode ser ir na academia, praticar yoga, jogar vôlei, correr ou fazer ginástica em casa: fazer exercício físico antes de viajar garante mais energia e menos ansiedade, uma noite de sono bem dormida (que com certeza te dará mais vigor pra começar a viagem) e uma melhor condição pra enfrentar horas dentro do avião.

Os medicamentos mais estudados e mais comumente usados são os anti-histamínicos (Dramin, Meclin) e escopolamina (Buscopan).

Náuseas e vômitos
Para crianças que enjoam em viagens de carro, barco, avião, o pediatra recomenda levar o remédio dimenidrato ou a ondansetrona, sendo este último o mais eficaz e seguro para uso a partir de 2 anos.

Tratamento da cinetose. Pessoas propensas à cinetose devem ingerir fármacos profiláticos e fazer uso de outras medidas preventivas antes do início dos sintomas; intervenções são menos eficientes após o desenvolvimento dos sintomas. Se ocorrerem vômitos, um antiemético, dado VR ou parenteral, pode ser eficaz.

Muito famoso em todo o Brasil, o ativo é usado de forma regular por quem apresenta sintomas de tontura e vertigem de maneira constante. Além disso, o Dramin ainda é muito eficiente para casos de enjoo, seja pela gravidez ou até mesmo por viajar de carro.

DRAMIN® B6 pode ser tomado imediatamente antes ou durante as refeições. Em caso de viagem, tomar a medicação de maneira preventiva com pelo menos meia hora de antecedência.

DRAMIN® B6 pode ser tomado imediatamente antes ou durante as refeições. Em caso de viagem, tomar a medicação de maneira preventiva com pelo menos meia hora de antecedência.

Os sintomas da cinetose tendem a melhorar com o tempo, após exposição repetida ao estímulo desencadeador. Em viagens de navio, por exemplo, os sintomas são piores nas primeiras 72 horas, melhorando com o tempo. Também é comum o paciente melhorar, mas voltar a ficar enjoado quando em terra firme novamente.

A cinetose acontece quando o corpo, o ouvido e os olhos enviam sinais conflitantes para o cérebro. Por exemplo: seu ouvido pode sentir movimentações não habituais do corpo que seus olhos não podem ver. Ou, então, você vê o movimento mas seu corpo não o sente.

Essa condição vem, principalmente, do medo de visitar um lugar desconhecido e sair da sua zona de conforto. Também pode ser turbinada pelo stress do planejamento e afetar até quem não vem de um histórico de ansiedade ou teve más experiências em viagens anteriores.

Algumas dicas para viajar com Síndrome do Pânico incluem: evitar lugares muito lotados e barulhentos, ter um acompanhante de confiança, levar objetos que proporcionem conforto e segurança, e manter a mente ocupada com atividades agradáveis durante a viagem.