Por que eu passo desodorante mas continuo fedendo?

Perguntado por: rarruda . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 9 votos

Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz. Sempre aplique seu desodorante ou antitranspirante nas axilas secas.

Odaban

Um exemplo de produto antiperspirante de qualidade e eficiente hoje no mercado é o Odaban, que além de ser um dos mais vendidos em todo mundo é o mais indicado por dermatologistas. Ele é capaz de tratar os dois problemas, a transpiração excessiva e o mau cheiro produzido pelo suor da região.

Qual o melhor remédio para tirar mau cheiro das axilas? Clindamicina 1% ou eritromicina 2%, sob manipulação em creme, loção ou gel, aplicar duas vezes ao dia, até melhora do odor.

Limão e bicarbonato para a região das axilas
Aplique a mistura na região das axilas da peça, esfregue e deixe agir por 15 minutos. Depois, lave como de costume. Para potencializar a higienização e a neutralização do cheiro de suor, acrescente meio copo de vinagre de álcool branco na água de lavagem da máquina.

sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida. No mercado, você encontra composições com 1% de glicerina. A glicerina é tão amiga da pele que pode ser utilizada até pelo público infantil.

Para acabar de vez com o mau cheiro nas axilas, recomenda-se o uso de desodorantes antitranspirantes e antiperspirantes que têm a função de diminuir o suor. Alguns especialistas afirmam que o ideal é aplicá-lo três vezes ao dia.

Além de procurar ajuda médica, você pode manter alguns cuidados básicos em casa, por conta própria. O primeiro deles é manter as axilas secas e limpas, utilizando sabonetes antibacterianos e desodorante para bromidrose axilar que seja antitranspirante para preservar a região longe da umidade por mais tempo.

A causa do cecê não é simplesmente o suor acumulado debaixo das axilas, mas sim a mistura entre restos de pele, sais e água que acaba sendo ambiente bem maneiro para a proliferação de bactérias e fungos.

Essas bactérias que causam mau cheiro no “suvaco” podem vir de roupas e até mesmo de pessoas próximas a você que provavelmente tenham esse problema! Antes do banho, passe metade de um limão nas axilas. Espere 10 minutos e depois tome seu banho normalmente (limpando direitinho as axilas, hein?).

Mas de acordo com as reações vistas, o vinagre não é eficaz para eliminar, por exemplo, o odor do suor (bromidrose), pois, conforme dito, esse cheiro desagradável deve-se a ácidos carboxílicos.

Bicarbonato de sódio, o grande amigo da limpeza
O bicarbonato de sódio auxilia também no combate a maus odores nos pés e axilas, neutralizando o mau cheiro e eliminando as bactérias causadoras dos odores desagradáveis que podem permanecer em um local fechado.

Para combater os odores de sua casa, experimente colocar um pouco de bicarbonato de sódio no fundo da lixeira. A natureza alcalina do bicarbonato de sódio vai absorver os odores.

Vagisil Bloqueador de Odor é um sabonete íntimo em gel feito especialmente para a pele delicada da região íntima. Os ingredientes suaves da fórmula limpam a região com cuidado, deixando uma fragrância leve e fresca para deixar você mais segura e confortável.

Segundo um estudo, a maioria dos asiáticos, em especial os coreanos, não tem o gene ABCC11 que ativa a produção de suor embaixo dos braços e cria um ambiente perfeito para a bactéria do cêcê se proliferar e causar o seu característico mau cheiro.

Podem sofrer com a doença pessoas estressadas e com distúrbios hormonais. Ainda são afetados pela condição quem come excessivamente alimentos como alho, cebola e pimentas. E há algumas doenças genético-metabólicas que deixam o paciente com predisposição à bromidrose.

A dermatologista foi enfática ao esclarecer esta dúvida: a resposta é não! “O uso do limão na pele não é recomendado pois pode causar manchas irreversíveis, além de fitofotodermatose, que são lesões de queimadura de 2º grau”, alerta.

Por que não é recomendado passar limão nas axilas? O limão por ser uma fruta com características mais ácidas ele queima a pele, pode causar manchas, se usado com frequência pode causar queimaduras de 2º grau e dermatites.

O truque para fazer o desodorante durar mais é aplicar à noite, logo antes de ir para a cama.

É difícil determinar exatamente o cheiro de uma vagina saudável, porque cada mulher tem um cheiro diferente, diz a médica. Mas algumas mulheres usam palavras como terroso, maduro, ou mesmo pungente ou ligeiramente azedo para descrever seu odor vaginal normal. A chave é saber qual é o seu cheiro “normal”, diz Sherry.

Evite sabonetes e loções com cheiros fortes, prefira produtos neutros, ou com glicerina, que foram desenvolvidos com todo cuidado para o uso na região da vagina. E assim, mesmo os produtos destinados a esse uso devem ser usados com moderação, lembre-se: nossa ppk é maravilhosa e autolimpante. Nada de esponja também!

O problema do desodorante é que ele é uma imposição cultural. 78% dos europeus brancos que possuem apenas a variante “sem cecê” do ABCC11 em seu genoma (homozigóticos) usam desodorante mesmo assim, e a maior parte deles provavelmente não imagina que poderia ficar sem roll-ons e aerosóis.