Por que eu odeio matemática?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A matemática é uma disciplina que requer muito esforço, estudo, treinamento e memorização. Algumas pessoas capazes de estudar muito para uma matéria não são capazes de fazer o mesmo para a matemática. Isso porque elas já criaram um bloqueio com relação a matéria dos números as impedindo de ter um aprendizado normal.

Ter dificuldades em matérias de exatas é algo muito normal, assim como muitas pessoas apresentam dificuldades em matérias de humanas ou biológicas.

Ótimo material de estudo. Como diz o título, sou péssimo em matemática e estou sempre buscando diferentes obras para revisão da matéria. Excelente material de consulta, de fácil manuseio e preço acessível. Adoro esse professor e o jeito que ele lida com a didatica para ensinar.

A hipótese de Riemann
Esse problema é considerado por muitos matemáticos como um dos mais difíceis de todos os tempos.

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”.

Estudos revelam que ser bom em matemática é uma questão de dedicação tanto quanto (ou ainda mais do que) qualquer talento nato. Você pode se tornar bom em matemática meramente esforçando-se e dando o seu melhor. Separe tempo diariamente para praticar matemática, até que os conceitos comecem a fazer sentido para você.

Na última edição do exame, cerca de 68,1% dos estudantes brasileiros com 15 anos de idade não possuíam o nível básico de matemática para o exercício pleno da cidadania.

Alguns disléxicos têm problemas com aritmética e outros aspectos da matemática, assim como com a linguagem escrita. A incapacidade de compreensão dos números e das operações, também chama-se discalculia e portanto está ligada a dislexia.

A média percentual mundial de baixa proficiência na ciência é de 24%. No Brasil, 68% dos estudantes têm nível abaixo de 3. Estudo também do Pisa mostra que apenas 32% dos estudantes com 15 anos conseguem interpretar e reconhecer um problema matemático.

A psicologia é uma das carreiras onde a matemática não é utilizada, pois é uma ciência que estuda o comportamento humano através da conduta ou das experiências.

"A prática leva à perfeição": A melhor maneira de superar o medo da matemática é resolvendo exercícios de matemática. Se quer que os seus filhos aprendam a gostar de matemática, deve treinar o cérebro deles fazendo com que eles resolvam exercícios todos os dias.

Na matemática, existe uma equação que é famosa por sua beleza: a identidade de Euler. Ela já foi comparada a grandes obras de arte, como a Mona Lisa de Leonardo Da Vinci, com o David de Michelângelo e com um soneto de Shakespeare que “captura a mesmíssima essência do amor”.

De acordo com um documento da Direção-Geral da Educação sobre o ensino da Matemática, entre o conjunto de disciplinas do ensino secundário, este é considerado o mais difícil de todos.

O professor Eduardo Peres classificou três assuntos como os mais difíceis da área: leitura de gráficos de cinemática, movimento harmônico simples e eletromagnetismo.

A matemática é mais presente na vida do dia a dia que podemos imaginar. Ela serve para entender melhor o mundo no qual vivemos. A utilização de contas e números estão em tudo, na cozinha, na medicina até na mídia através da utilização de gráficos e porcentagens.

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir.

Foi criado pelos hindus e espalhado pelo mundo ocidental pelos árabes. Por isso, ele é chamado indo-arábico. Os hindus desenvolveram um sistema onde cada número era um símbolo e não era preciso escrever um sinal diferente para indicar cada agrupamento de objetos, como tinham feitos os egípcios.

Resolver exercícios, tirar dúvidas com professores e colegas, manter rotina de estudos e de revisões e estudar o conteúdo básico são quatro dicas para aprender Matemática.

A Álgebra Linear, a Geometria Analítica, o Cálculo e as Funções são apenas alguns exemplos de campos matemáticos indispensáveis para quem trabalha com TI. A Álgebra Linear é praticamente onipresente na indústria da Informática.