Por que eu não engravido?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Um dos exemplos, tal como citamos no tópico anterior, é a gravidez tardia da mulher. Outros motivos que podem levar à infertilidade são: estresse e DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Para o casal que está com dificuldade para engravidar, o estresse pode dificultar um pouco mais a situação.

Os principais remédios para engravidar de farmácia indicados pelos médicos são:

  1. Clomifeno. ...
  2. Alfacorifolitropina. ...
  3. Urofolitropina. ...
  4. Alfafolitropina. ...
  5. Gonadotropina coriônica humana. ...
  6. Menotropina.

A concepção acontece quando o esperma (contendo espermatozóides) fertiliza o óvulo. Há por volta de seis dias do ciclo menstrual em que o contato com o esperma pode levar à gravidez – os cinco dias imediatamente antes da ovulação, e o dia completo depois da ovulação acontecer.

A maioria das doenças que acometem o útero pode ser identificada por meio de exames, como papanicolaou e ultrassom transvaginal, que servem para avaliar a saúde do útero e também para diagnosticar doenças como miomas, pólipos, endometriose ou câncer no colo do útero.

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH),cerca de 85% dos casais que estão tentando engravidar conseguem obter o resultado positivo no teste de gravidez em até um ano. Mas há dois fatores que podem influenciar esse resultado: a idade da mulher e também a do homem.

Entre as simpatias para engravidar, essa é bem simples e barata. Em primeiro lugar, pegue um ovo e separe a gema da clara. Em seguida, coloque a clara em um copo descartável e deixe no sereno por uma noite. No dia seguinte, pela manhã, faça uma oração pela sua fertilidade e jogue o copo com a clara no lixo.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

Hábitos inadequados
Café em excesso, refrigerantes, sal e sedentarismo também são prejudiciais nesse sentido. Portanto, procure manter uma alimentação balanceada, beba bastante água e pratique atividades físicas regularmente. Para que uma gravidez aconteça, é necessário que o seu corpo esteja em equilíbrio.

Não há provas de aumento das chances de gravidez se a mulher permanecer deitada após o ato sexual. O objetivo desse repouso seria permitir que a gravidade ajudasse os espermatozoides no caminho até as trompas de Falópio, onde devem se encontrar com o óvulo para que a concepção aconteça.

3 chás para limpar o útero

  1. Chá de gengibre. O gengibre é um excelente desintoxicante de todo o organismo e, por isso, também consegue atuar sobre o útero, reduzindo possíveis inflamações que possam existir e melhorando a circulação sanguínea no local. ...
  2. Chá de folhas de damiana. ...
  3. Chá de folhas de framboesa.

Algumas opções de remédios caseiros para engravidar mais rápido são:

  1. Chá de agnocasto. ...
  2. Chá de angélica. ...
  3. Chá de ashwagandha. ...
  4. Infusão de maca peruana. ...
  5. Chá de shatavari. ...
  6. Chá de saw palmetto. ...
  7. Suco de laranja, espinafre e aveia.

O pico da fertilidade da mulher acontece entre 20 e 25 anos e, por essa razão, esta é considerada a melhor idade para engravidar, de acordo com as considerações fisiológicas do corpo. A explicação está na qualidade dos óvulos e quantidade de óvulos que costumam sofrer alterações com o avanço da idade.

Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas

  1. Ter relações no período fértil. Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. ...
  2. Manter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer exercícios físicos regularmente. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Ter o peso adequado. ...
  6. Evitar bebidas alcoólicas.

Segundo Gabriela Sant'anna, vegetais verdes como brócolis, rúcula, couve, agrião, espinafre, escarola e alface, além de legumes como cenoura, abóbora, chuchu, beterraba, abobrinha, berinjela, tomate e cebola são extremamente indicados para as mulheres que desejam engravidar.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.