Por que eu não consigo mais chorar?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

A dificuldade em conseguir demostrar seus sentimentos através do choro pode estar relacionado com situações passadas que foram percebidas com muita intensidade e que, por pensamentos disfuncionais, você bloqueou, e "segurou o choro", esses pensamentos podem ser: "sempre fui muito tola de chorar por qualquer coisa" ou " ...

Ou tem vontade de chorar e não consegue? A dificuldade em expressar os sentimentos têm muitas raízes. Ela pode estar ligada à dormência emocional, estresse, uma condição de saúde mental ou até aprendizados recebidos na infância.

As causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. O transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, também pode fazer com que você se sinta “vazio”. Os medicamentos usados para tratar ansiedade e depressão também podem ser causas.

A incapacidade de chorar pode estar associada a várias causas: desde uma doença até bloqueios emocionais. Portanto, em primeiro lugar, é importante descartar qualquer causa fisiológica.

“Dormência emocional é o processo mental e emocional de reprimir sentimentos e que pode ser sentido como um déficit de resposta e reatividade emocional”, explica a Dra. Mayara Mendez. Geralmente, a dormência emocional resulta em restrições temporárias na capacidade de sentir ou expressar emoções.

Para ser capaz de chorar a qualquer momento, é preciso relaxar, respirar e se concentrar no motivo para as lágrimas. Ao se desligar das distrações, você consegue mergulhar mais nas emoções que está tentando representar. Cubra o rosto com as mãos e dê risada se não se sentir triste.

Emoção contida não faz bem ao organismo. Pessoas que tentam abafar a emoção podem ter reações físicas, como alteração da pressão arterial, problemas digestivos. Chorar alivia a dor, a tensão e faz bem.

Olho esquerdo, dor. Ambos, frustração. :Quando uma pessoa chora e a primeira lagrima vem do olho direito, é de felicidade. Olho esquerdo,dor.

Isso quer dizer que ao chorar os olhos são inundados por lágrimas menos salinas, causando uma incompatibilidade com a lágrima protetiva e os outros fluidos do corpo. Isso acarreta em inchaço na região dos olhos.

Muitas vezes acarretada pela perda de algo ou alguém, a tristeza também é considerada como um dos principais sintomas da depressão. No entanto, é possível ter depressão e não estar triste.

Ela pode se originar quando você leva uma vida indesejada, como um trabalho que não combina com você, um relacionamento com um parceiro insensível, uma relação instável com familiares, uma personalidade que em nada representa o seu verdadeiro eu, entre outros.

Existem dois testes que costumam ser utilizados como instrumentos no diagnóstico da alexitimia:

  1. TAS-20 (Toronto Alexithymia Scale)
  2. PIEN (Programa Integrado de Exploração Neuropsicológica -Teste de Barcelona)

COMO SUPERAR UM BLOQUEIO MENTAL

  1. ASSUMA O CONTROLE DE SEU ESTADO.
  2. CONCENTRE-SE NO PRESENTE.
  3. RECONHEÇA OS SINAIS DE UM AVANÇO.
  4. REPROGRAME SUA MENTE.
  5. ACALME SEU AMBIENTE.

Os “bloqueios mentais” são uma espécie de freio sobre os nossos processos mentais que têm a particularidade de serem, de facto, bem “chatinhos” na nossa vida porque simplesmente (ou complicadamente?) nos impedem de ter uma resposta rápida, adequada e eficaz em face a uma actividade ou situação.

A atividade física, mesmo que seja só por alguns minutos, pode ajudá-lo a se sentir melhor e a liberar suas emoções bloqueadas. Pule, corra, dance ou faça exercícios — isso vai ajudar você tanto física quanto emocionalmente. Deixe-se sentir suas emoções. Dê a si mesmo tempo para sentir sua raiva, tristeza ou culpa.

Para tratar um bloqueio emocional, é aconselhável consultar um psicólogo. Esse profissional trabalhará regulando nossa expressão emocional de modo a desbloquear o problema. O tratamento costuma ser uma Terapia Cognitivo-Comportamental focada no nível cognitivo e emocional no início.

A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos. Segundo os psicólogos, as consequências podem ser muito graves, levando à depressão e até mesmo ao suicídio.