Por que eu gosto tanto de dormir?

Perguntado por: lveloso . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

A origem da clinomania, vem na maior parte das vezes, como efeito de algum cansaço psicológico, causado por: pessoas que tem depressão; as que tomam medicamentos fortes de uso continuado; ou as que estão fazendo algum tratamento para combater doenças mais graves.

Quem acompanha as postagens do Persono sabe que o tempo ideal de sono varia de pessoa para pessoa, mas existe uma recomendação geral para cada faixa etária. Para as pessoas que estão na faixa dos 18 a 64 anos, é recomendável dormir de 7 a 9 horas de sono. As 8 horas de sono são apenas uma média que se popularizou.

Cansaço constante
A ansiedade constante pode levar à exaustão mental, mas também à fadiga física. O paciente tem dificuldade para relaxar e, muitas vezes, já acorda se sentindo cansado. Como não consegue descansar plenamente na hora de dormir, a pessoa sente o corpo e a mente exaustos praticamente o tempo todo.

Cerca de 80% dos pacientes diagnosticados com depressão apresentam alteração nos padrões do sono [4]. Indivíduos deprimidos podem sofrer de uma variedade de sintomas de insônia, incluindo dificuldade em adormecer, dificuldade na manutenção do sono, sono não reparador e aumento da sonolência diurna.

O que é Sono:
S.M. Na fisiologia, é o estado normal de repouso , que se caracteriza pela suspensão das atividades motoras voluntárias e também das atividades perceptivas do corpo. Estado daquele que dorme, que está adormecido. Sonolência, vontade de dormir.

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Ela explicou que o caso específico de manter o ventilador ligado durante a noite não necessariamente vai resultar em uma dor de garganta, mas que esse exemplo faz parte de uma série de hábitos que podem ressecar as vias respiratórias, e consequentemente, deixar a garganta seca.

“A ansiedade se acumula à noite porque a preocupação ansiosa é evitável quando estamos ativamente usando o cérebro e o corpo”, explica a psicóloga Kate Cummins.

Pessoas ansiosas avaliam o que dizem e o que fazem repetidamente. Fazem isso tanto em relação ao futuro quanto ao passado. Por exemplo, quando precisam falar com alguém sobre um assunto difícil, ensaiam a conversa na cabeça e, normalmente, tem uma visão pessimista do que pode acontecer.

A interação entre a ansiedade e o sono é bidirecional, o que quer dizer que ambos se influenciam. Problemas do sono geram ansiedade e a ansiedade pode causar a disrupção dos padrões de sono. Juntos, ambos prejudicam as funções emocionais, psicológicas e físicas.

Quando acontece como uma situação temporária, o desânimo pode simplesmente ser uma resposta do corpo e da mente a alguma atividade cansativa, ou mesmo uma indicação de que seu corpo e mente precisam de descanso ou então não se habituaram a sua atual atividade.

Também conhecida como depressão sorridente, a depressão atípica é um estado de profunda tristeza interior, como um quadro de depressão comum, mas exteriormente o paciente se mostra com energia e até mesmo alegre. Nesse contexto, é difícil fazer o diagnóstico da condição.

Sistema cardiovascular e imunológico. Depressão e estresse estão intimamente relacionados. Os hormônios do estresse aceleram a frequência cardíaca e apertam os vasos sanguíneos, colocando seu corpo em um estado prolongado de emergência. Com o tempo, isso pode levar a doenças cardíacas.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares.

As pálpebras são como cortinas, que no sono se fecham sobre os olhos, deixando que eles (e elas também) repousem. Sabe por que não conseguimos dormir com olhos abertos? Por duas razões: porque a luz que vemos com os olhos abertos excitam nosso cérebro e assim, não conseguimos descansar.

Dormir bem ajuda o organismo a combater infecções e a manter-se saudável, pois durante o sono o corpo produz proteínas extras que fazem o sistema imune ficar mais forte, principalmente em situações de estresse.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

Um cochilo de 20 a 30 minutos durante o dia pode restaurar o estado de alerta sem deixá-lo grogue ou atrapalhar o sono noturno.

A rotina do sono deve começar aproximadamente na mesma hora em todas as noites. Não precisa ser no mesmo minuto, mas se certifique de que esteja fazendo a rotina do sono próximo ao mesmo horário da noite anterior. Afinal, só será “rotina” se for consistente sempre!

Saiba como os aparelhos eletrônicos atrapalham o sono
A combinação sono e aparelhos eletrônicos, como celular, tablet e notebook, é extremamente perigosa. A luz emitida pelas telas dos dispositivos bloqueia a liberação da melatonina – que é o hormônio responsável por avisar ao corpo que está na hora de dormir.

Dormir em quarto fechado, com ar-condicionado e ventilador ligados, também não é o melhor, do ponto de vista respiratório. É que esses aparelhos suspendem e dissipam partículas com potencial irritativo que pioram a qualidade do ar, como poeira, mofo, pelos, pólen e ácaros.