Por que eu gosto ou porque eu gosto?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

“Por que” deve ser usado em perguntas e sempre que for possível inserir a palavra “razão” ou “motivo” na frase. “Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas.

Substituição do “porque”
Pode ser substituído por palavras como “pois”, “como”, ou pelas expressões “para que”, “já que”, “visto que” e “uma vez que”. Confira.

Uso do "porquê" - junto e com acento
Exemplo: Não entendo o porquê de ela ter jogado a gramática nele.

Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação. “Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”. “Porquê”: é um substantivo e tem o mesmo significado dos termos “razão” e “motivo”.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Porquê, junto e com acento, é usado quando se pretende indicar um motivo, razão ou causa. Aparece precedido de artigo ou junto de um pronome ou numeral.

Significado de Por que
locução adverbial Por qual razão, motivo: por que ele ainda não chegou?[Gramática] Numa pergunta, busca saber a causa, o motivo, a razão de; geralmente apresentado no início de uma frase ou da oração.

"Por que" separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Assim, utilizamos o "por que" em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual".

Por quanto indica quantidade ou valor, sendo sinônima de: por que quantidade ou por que valor. Porquanto indica uma explicação ou causa, sendo sinônima de: porque, visto que, dado que,… Por quanto é uma expressão que indica quantidade ou valor, sendo formada pela preposição por e pelo pronome indefinido quanto.

O correto é acrescentar que por que separado também se usa em respostas e afirmações. Vejamos esses casos esquematicamente. Expressão formada pela sequência de preposição + pronome interrogativo ou relativo.

o porquê, interrogativo, é sempre grafado separadamente (por que). Em basicamente todas as suas aplicações ele pode ser substituído “por qual motivo” ou “por qual razão”. Não há nenhum exemplo na língua portuguesa em que o porquê não é separado nas interrogações; já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta.

5ª dica: Início de frase
Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.

Aonde ou onde: qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Antes de um ponto mantém o sentido interrogativo ou exclamativo. Porque? Usado junto e sem acento é uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa. Pode ser substituído por palavras, como, “pois”, ou pelas expressões “para que” e “uma vez que”.

A forma correta é sozinho. É uma palavra grave, ou seja, com acento tónico na penúltima sílaba. Em geral, as palavras graves não levam acento gráfico, logo sozinho não é acentuada.

Resposta: A)Por que você não gosta de maçã? B)Ela não me disse o por que da irritação.