Por que eu gosto de ler?

Perguntado por: erosa2 . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Existem N motivos para gostarmos de ler, especialmente em ler livros. Podemos viajar para mundos diferentes, encarnar pessoas diferentes, assistir crimes, criaturas fantásticas, podemos explorar planetas e mundos distantes e fantásticos... São tantas razões. Sempre dizem que quem adora ler é nerd.

Desenvolve o pensamento crítico
A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento, seja por meio de produções impressas ou virtuais. Mesmo aquela obra de ficção que você adora tem algum ensinamento por trás da história. Com isso, você pode refletir a respeito das suas ideias e dos seus valores.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência.

A leitura desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação, ajudando a manter o cérebro saudável e jovem. Além disso, também melhora a memória e ajuda a prevenir o Alzheimer.

Tem uma estante cheia de livros que nunca leu, mas sente sempre alguma dificuldade em escolher o livro que vai ler a seguir. Os seus amigos recusam-se a ir consigo ver um filme que foi adaptado de um livro. Visita a livraria com uma lista de livros que quer comprar; sai de lá com uma lista ainda maior.

Você pode, por exemplo, estipular o objetivo de ler 5 páginas por dia para começar e, conforme for pegando gosto, aumentar o número para 10, 15, capítulos inteiros e assim por diante. Sempre que possível, escolha um outro livro para ficar como próximo da lista ao terminar sua leitura.

Bom para a saúde mental
Além disso, ler todos os dias pode ajudar a mantê-lo mentalmente saudável conforme você envelhece. Está provado que ajuda a combater a demência e outras doenças. Ele traz muitos dos mesmos benefícios da meditação e da ioga, é como fazer exercícios para o cérebro.

Os alunos que se saíram bem na avaliação de escrita, possuíam rendimento acima do esperado na prova de leitura. Esses dados comprovam o que a grande maioria dos professores já sabe há muito tempo: alunos que possuem a leitura como um hábito, escrevem melhor sim!

Você sabia que baixar PDF pirata é ilegal? Além de infringir a legislação de direitos autorais, o a reprodução não autorizada de livros gera prejuízo a todos que participam da cadeia de produção de livros: tradutores, editores, revisores, diagramadores, designers, ilustradores e principalmente dos autores.

“A escrita depende do conhecimento linguístico. Se a pessoa lê mais, tem mais conhecimento do mundo, e isso se reflete na escrita. Ao mesmo tempo, ela assimila a forma como os escritores e jornalistas escrevem.

Adaptação às novas tecnologias
“Grande parte das queixas é similar ao uso do computador comum ou dos notebooks: vista cansada, desconforto com a luminosidade da tela e dores de cabeça após a leitura”, diz o oftalmologista Eduardo de Lucca, que também integra o corpo clínico do IMO.

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que pessoas que leem ficção têm mais tendência a aceitar pensamentos ambíguos e passam a entender diferentes aspectos de um mesmo assunto.

Umidade. Verifique se não há umidade na parede onde os seus livros estão. Se houver, afaste o máximo possível a estante da parede. Quando os livros já estão com cheiro de mofo e muito acúmulo de ácaros, o ideal é deixá-los por alguns dias em um local bem ventilado, longe do sol.

Entre as drogas ilícitas mais consumidas pelos jovens, encontram-se a maconha, ecstasy, LSD, cocaína, heroína, crack e inalantes em geral. Em todos os casos, quanto mais são absorvidos, mais nocivos os seus efeitos no organismo.

Ler estimula o raciocínio, ativa o cérebro, aumenta a imaginação, melhora o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico, combate o estresse, dá um gás motivacional, amplia criatividade, estimula a capacidade de concentração e o leitor transforma a sua escrita.

Além da criatividade, a leitura oferece uma rica fonte de novos vocabulários, palavras e colocações que antes você não usava ou nem conhecia. Ler também pode ser considerado uma aula de escrita, pois melhora o seu conhecimento na língua e te ajuda a se expressar de forma clara e objetiva.

“Ler liberta, porque nos encoraja, nos traz conhecimentos, nos revela quem somos ou quem gostaríamos de ser. Nos ajuda a ver o mundo, a despertar sentimentos, a respeitar as pessoas, a acreditar na vida, a buscar a conquista de nossos sonhos.”

E o resultado foi que ler informações em voz alta resultou na melhor memorização. Mas por que isso acontece? Segundo os autores, é graças ao chamado “efeito de produção”: a dupla ação de falar e se ouvir ajuda a fixar as palavras na memória de longo prazo.