Por que estudar cansa tanto?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Em estudos neuropsicológicos, as funções executivas do cérebro têm sido demonstradas como sendo muito diferentes da inteligência geral e memória. Tudo isso implica em tomar decisões, e isso, conforme vimos, cansa.

Estudar também pode causar estresse, o que pode fazer com que o corpo trabalhe mais e então, é claro, deixá-lo mais cansado também. A fadiga da atenção dirigida também pode acontecer durante o estudo. O que significa simplesmente que você se cansa porque está se concentrando em alguma coisa.

A metabolização da glicose resulta em ácido lático, que sofre uma mudança em sua estrutura e passa a se chamar lactato. Essa substância se acumula no sangue e nos músculos, provocando a fadiga. No caso do cérebro, a hipótese é a de um mecanismo parecido.

Ler, pesquisar e aprender obsessivamente pode fornecer uma falsa sensação de realização, sem que o conhecimento seja realmente incorporado e resulte em mais produtividade. Além disso, também pode causar estresse, nervosismo, tristeza, insônia, enxaqueca e até depressão.

Horas seguidas de estudo, sem descanso e com o bônus de toda a pressão por ter um bom desempenho pode gerar transtornos como ansiedade e depressão, chegando a, inclusive, gerar quadros crônicos. Ou seja, não adianta apenas estudar, é preciso fazer de uma maneira saudável.

cinco horas

Mas o período ideal para estudar são quantas horas? Sem muita enrolação, o recomendável é de quatro a cinco horas por dia. Mas atenção, essa indicação não é uma regra e não quer dizer que ela é a “fórmula do sucesso” para qualquer tipo de aprovação.

Portanto, caso você esteja cansado de estudar, tente incorporar ou aumentar a carga de exercícios físicos durante a semana. Vale mais a pena, por exemplo, estudar 3h30 com 30min de exercícios do que estudar 4h direto.

7 etapas práticas para estudar longas horas sem ficar cansado

  1. Organize o seu tempo.
  2. Pratique exercícios físicos.
  3. Descanse bem antes de estudar.
  4. Faça pausas regulares.
  5. Mantenha sua saúde mental.
  6. Se possível, estude à luz do dia.
  7. Cuidado com a alimentação.

Você sabe qual é a importância do lazer depois de estudar?

  1. Antes de tudo, organize seus estudos.
  2. Valorize a importância do lazer.
  3. Pratique exercícios físicos.
  4. Descanse adequadamente.
  5. Divirta-se no tempo livre.
  6. Defina prioridades para não se perder.

Caso a preguiça de estudar não passe, procure fazer exercícios físicos mais intensos para liberar endorfina. Esse hormônio nos ajuda a relaxar, além de melhorar o nosso humor, concentração e memória. Às vezes, tudo de que precisamos é um banho para refrescar a mente e o corpo.

O cansaço mental pode ser mais perigoso que o físico, pois é mais difícil de reverter. Enquanto o físico requer apenas períodos de repouso para o corpo, descansar a mente não é tão simples. Em especial porque o cérebro nunca para de funcionar, nem mesmo durante a noite.

Não é surpresa que o trabalho físico cansa, mas e o trabalho intelectual? Ficar sentado a pensar muito durante horas seguidas também faz a pessoa sentir-se exausta e os cientistas explicam porquê.

Como reconhecer o cansaço mental?

  1. Enxaqueca;
  2. Insônia ou distúrbios do sono;
  3. Letargia;
  4. Alterações abruptas de humor;
  5. Dores no corpo;
  6. Muita fadiga e predisposição à procrastinação;
  7. Perda do apetite e da libido.

Essa crença da jornada do herói nos estudos é bastante perigosa, como dito anteriormente: custa sua saúde, estética e bem-estar. Existe um limite. E esse limite são os 8 blocos de estudo diários. E 8 blocos já é um número para estudantes experientes, que já possuem certo condicionamento.

Cansaço: como saber quando é a hora de parar?

  • O cansaço não te deixa pensar direito. Quando você está, por exemplo, tentando fazer um trabalho grande, e não consegue pensar direito, é nesse momento que você precisa parar. ...
  • Poucas horas dormidas. ...
  • Dores no corpo. ...
  • Vida social inexistente.

Cada pessoa tem o seu ritmo
Fique atento, pois antes de pensar em quantas horas deve estudar, o ideal é que pense em aproveitar ao máximo o tempo que já possui. Aproveitar ao máximo o tempo é a base para conseguir isso, é preciso dedicação para transformar todo o tempo de estudo e aprendizado de qualidade.