Por que Estalar o pescoço pode causar AVC?

Perguntado por: ireal . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

O estiramento do pescoço pode produzir a dissecção das artérias, causando problemas no fluxo de sangue cerebral e, consequentemente, o derrame.

Estalar o pescoço pode ser prejudicial se não for executado corretamente ou se ocorrer com muita frequência. Além disso, se for feito com muita força pode lesar os nervos no local, o que pode ser extremamente doloroso e dificultar ou impossibilitar o movimento do pescoço.

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

Aproximadamente 80% dos casos de AVC poderiam ser evitados através do controle de fatores de risco mudanças nos hábitos de vida.

Em resumo, estalar as próprias costas não causará nenhum problema de saúde se você fizer isso com segurança. Evite apenas estalar essa articulação com muita frequência, forçá-la e colocar muita pressão na hora do estalo.

Os estalos no pescoço são recorrentes para quem deseja aliviar dores e tensões, mas têm sérios riscos à saúde e podem ser cessados com acupuntura e fisiatria. Muitas pessoas, no entanto, desconhecem os possíveis riscos dessa prática, que pode ser um sintoma de diversos tipos de distúrbios osteoarticulares.

O hábito de estalar os pulsos não faz mal e nem causa problemas nas articulações, como artrite — desde que haja moderação. Por outro lado, marque uma consulta com o ortopedista se você sentir dores ou apresentar uma vermelhidão e um inchaço descomunais.

Os estalos ou cliques, quando não são acompanhados de dor, são normais. O barulho é causado por atrito entre as articulações.

Se estalar pode trazer malefícios. Esse hábito estressa os tendões, cartilagens e ligamentos, além de aumentar a produção de líquidos internos, que são prejudiciais ao movimento articular. Na coluna, por exemplo, esse simples hábito pode predispor ao aparecimento de hérnias e protrusões discais.

Sintomas da artrose cervical
Dificuldade em virar o pescoço para os lados ou girar a cabeça para cima ou para baixo; Sensação de ter "areia" dentro da coluna quando movimenta o pescoço; Pode haver sensação de dormência ou de formigamento no próprio pescoço, nos ombros ou nos braços.

Qualquer lesão nas vértebras pode ter consequências graves porque a medula espinhal, a conexão do sistema nervoso central com o corpo, passa pelo centro das vértebras. Danos à medula espinhal podem resultar em paralisia ou morte.

Estalos no joelho são normais e acontecem na maioria das pessoas. Porém quando os estalos são frequentes, acompanhados de dores, e outros sintomas como inchaço, imobilidade, sensação de areia ou de algo preso dentro do joelho, podem ser sinais de lesão e requer alerta.

Geralmente, a pressão na nuca é um sintoma da sinusite. Neste caso, é acompanhada de outros sintomas, como: dor na face, próximo ao nariz e olhos, febre, nariz congestionado ou escorrendo.

Uma pesquisa da Universidade de Cincinnati, nos EUA, revelou que aproximadamente um em cada sete Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC's) – também chamados de derrames – ocorrem durante o sono. O estudo foi publicado pela revista “Neurology”, que é ligada à Associação Norte-americana de Neurologia.

Continuar lendo Faz mal estalar o pulso?