Por que Estados Unidos não usa whatsapp?

Perguntado por: amoreira9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Um dos motivos para o aplicativo não ser tão popular no seu país de origem é que a maior parte dos consumidores de telefonia móvel nos Estados Unidos têm planos contratados. Diferente de outros países, é raro ter um plano pré-pago por lá.

Ou seja, não há nenhuma dificuldade em usar o WhatsApp nos Estados Unidos e na maior parte dos demais países do mundo. Com um chip internacional, essa e outras funcionalidades estarão garantidas durante toda sua estadia.

A lista ainda conta com Cuba, Vietnã, Rússia, Paquistão, entre outros. Já entre as nações mais abertas ao conceito de liberdade de expressão, a Estônia lidera com folga, seguida por Islândia, Canadá, Estados Unidos e Alemanha.

BeReal

O BeReal é a nova rede social do momento, principalmente nos Estados Unidos. Em agosto, o BeReal chegou a marca de 10 milhões de usuários ativos diários e, aos poucos, está crescendo em território nacional.

O Brasil é o segundo país que mais utiliza o WhatsApp, perdendo apenas para a Índia: o país asiático conta com 82% de usuários ativos com linhas móveis (dados da Statista). Além disso, o comunicador instantâneo também é popular na Indonésia, Rússia e países da America Latina.

O documento elenca os 25 apps mais usados do país no último ano e o vencedor é o Facebook, seguido pelo seu serviço de mensagens Messenger.

Ao todo, são mais de 5 bilhões de usuários de internet ativos pelo mundo. Considerando somente os países da América Latina, o Brasil é líder absoluto no ranking, atrás ficam apenas o México com 96 milhões de usuários e a Argentina com 38 milhões de usuários de internet.

Enquanto aplicativos como Facebook e Instagram já são amplamente utilizados nos Estados Unidos e não têm muito espaço para crescer, o potencial do WhatsApp é muito maior. O aplicativo de mensagens custou ao Facebook US$ 19 bilhões há quase uma década, mas gera pouca receita. Meta agora está tentando mudar isso.

São inúmeros os canais de “approach”: no trabalho, nos bares/ baladas e atualmente, mais do que nunca, a tecnologia: redes sociais e sites e aplicativos de namoro. Antes da pandemia os sites e aplicativos de namoro já dominavam mais de 30% como meio mais usado para conhecer ou se relacionar com alguém.

2009

Quando foi criado o WhatsApp? O WhatsApp foi fundado em 2009, por Jan Koum e Brian Acton, nos Estados Unidos. No começo, o aplicativo era apenas um competidor direto do SMS. Diferente das atuais possibilidades, naquela época não era possível trocar fotos, áudios, arquivos, muito menos fazer chamadas.

A censura da Internet na China não é novidade. O Grande Firewall da China impede que os seus cidadãos acessem qualquer conteúdo que seja considerado contrário aos princípios do partido comunista. Recentemente, o foco do governo chinês mudou levemente, e o país agora está bloqueando o aplicativo de mensagens WhatsApp.

O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos.

O WeChat é a rede de mensagens instantâneas da China, algo equivalente ao que são o WhatsApp e o Telegram por aqui.

Em 2021, 87% dos norte-americanos utilizaram o Messenger, 34% o FaceTime, 34% o Zoom, 28% o Snapchat, enquanto o WhatsApp foi utilizado por apenas 25%. Entre os aplicativos de mensagens mais populares nos Estados Unidos também está o da própria Apple: iMessage.

Adultos com menos de 30 anos se destacam pelo uso do Instagram, Snapchat e TikTok. Cerca de 84% dos adultos americanos com idade entre 18 e 29 anos afirmam usar alguma rede social, número semelhante ao de pessoas entre 30 e 49 anos que dizem isso (81%).

O estudo mostra que esses canais são a preferência dos brasileiros frente a outras categorias online, elevando o país à terceira posição entre as nações que mais consomem redes sociais em todo o mundo – atrás de Índia e Indonésia, e à frente de Estados Unidos, México e Argentina.

Facebook

4. Facebook
E segue sendo a mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,95 bilhões de contas ativas – sendo 109 milhões delas brasileiras.

Jan Koum nasceu em Kiev, capital da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 1976. Devido a um programa social, mudou-se com a mãe e a avó para os Estados Unidos em 1992, para viver no estado da Califórnia. Ele começou a vida no país do Norte da América trabalhando como faxineiro em uma mercearia.

  • Jan Koum
  • Brian Acton

O WhatsApp também perde espaço para outras ferramentas de mensagens, como o Facebook Messenger, usado por 87% dos americanos em 2021. Seguido dele, vem o FaceTime (34%), Zoom (34%) e Snapchat (28%).