Por que está calor no inverno 2022?

Perguntado por: osales . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Entre os fatores que explicam esse calor atípico, dois se destacam: a Oscilação Antártica e o bloqueio atmosférico.

Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.

A tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30%. O tempo mais seco que a média deve marcar o inverno na Região Sul. Além de temperaturas próximas e abaixo da média com a chegada de massas de ar polar, principalmente entre julho e agosto.

As ondas de calor são causadas por padrões climáticos que produzem alta pressão persistente, condições sem nuvens e ventos continentais secos durante o verão. As mudanças climáticas estão aumentando as temperaturas porque gases de efeito estufa esquentam a atmosfera, o que seca o solo.

No calendário, o inverno de 2022 começa astronomicamente no dia 21 de junho (solstício de inverno) e se estende até 22 de setembro.

O inverno de 2022 começa astronomicamente às 6h14 do dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, data do equinócio da primavera. O frio será frequente, mas só 2 ou 3 massas polares vão efetivamente gerar situações de onda de frio no país.

Portanto, ainda tem inverno pela frente com dias de frio. O que se torna menos provável gradualmente é que se registrem episódios de frio tão intenso e tão abrangente quanto o de maio e o dos últimos dias. No começo da próxima semana, por exemplo, há expectativa de uma nova massa de ar frio que vai atingir o Brasil.

O mês de julho de 2022, está sendo o mais quente desde 1984, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na próxima sexta-feira (29), uma frente fria que vem do Sul do país consegue atravessar a massa de bloqueio atmosférico, trará chuva e baixará as temperaturas na capital paulista.

Um prolongado bloqueio atmosférico fez com que julho de 2022 fosse o julho mais quente já registrado no Brasil desde 1961, segundo cálculos do Instituto Nacional de Meteorologia. Mas uma forte frente fria no finalzinho do mês quebrou essa barreira e agosto começou livre para a passagem das frentes frias.

Qual o mês mais frio do ano? Considerando a temperatura mínima média de cada mês, é o mês de julho. Quais as cidades mais frias do estado, com frio mais persistente?

No trimestre de maio a julho que encaminha o inverno de 2023, 3% de chance de La Niña, 48% de neutro e 49% de El Niño. Por fim, no trimestre de inverno de junho a agosto de 2023, as probabilidades indicadas pela NOAA e a Universidade de Columbia são de 3% de La Niña, 37% de neutralidade e 60% de El Niño.

Persiste a previsão de frio intenso entre os dias 18 e 21/07/2021 (quarta-feira) em grande parte do Brasil.

Segundo projeções de meteorologistas do instituto MetSul, os dias mais quentes que o habitual devem continuar até o final do mês, sem presença de frentes frias intensas e duradouras. Isso ocorre devido a uma junção de fenômenos, que estão mantendo o as temperaturas acima do habitual.

Isto ocorre devido à presença de um fenômeno chamado anticiclone, que inibe a formação de nuvens, e, com isso, o sol aquece mais a superfície. Consequentemente, o ar esquenta mais, elevando a sensação de calor.

O mundo já aqueceu quase 1,1 grau Celsius no último século e meio. Em cada cenário, disse o relatório, o mundo vai ultrapassar a marca de aquecimento de 1,5 graus Celsius na década de 2030, mais cedo do que algumas previsões anteriores diziam. Segundo os dados, o aquecimento aumentou nos últimos anos.

O Outono no Hemisfério Sul inicia-se no dia 20 de março de 2022 às 12h33min e termina no dia 21 de junho às 06h14 (horário de Brasília). É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

Última modificação 12/09/2022 15h20 . Uma onda de calor vai atingir, até a próxima quarta-feira (14), parte das regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. A previsão é de máximas em torno de 40°C em áreas dos estados do Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e em todo o Distrito Federal.

De acordo com o Inmet, na capital e em grande parte do estado de São Paulo, as temperaturas estão abaixo da média, por causa da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Os primeiros dias de 2023 na cidade de São Paulo (SP) foram os mais frios para um mês de janeiro desde 1965.