Por que esse adjetivo está no plural?

Perguntado por: ralmeida . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Resposta: Para a formação do plural dos compostos adjetivos, uma regra indica que apenas o último elemento varia em número, indo para o plural.

Decidiram mantê-las na regra que vêm a seguir, que envolve substantivo. – Os compostos de Adjetivo + substantivo devem ficar invariáveis na regra geral. Gravatas verde-oliva, sapatos marrom-café, chapéus amarelo-abóbora, calças verde-abacate, xales vermelho-cereja e vermelho-goiaba, e assim por diante.

Resposta: enfermidade, mal, moléstia, mazela, indisposição, mal-estar, adoecimento, problema, disfunção, distúrbio, padecimento, patologia, ataque, achaque, afecção, morbo.

Aqueles que são gerados de outros adjetivos. O Adjetivo concorda com o seu substantivo, permanecendo no masculino ou no feminino. Adjetivo Masculino porque se refere a substantivo masculino. Adjetivo Feminino porque se refere a substantivo feminino.

2. Que tem essa cor. Plural do substantivo: verdes-olivas ou verdes-oliva. Plural do nome: verdes-olivas ou verdes-oliva.

Significado de Infecções
Infecções é o plural de infecção. O mesmo que: contaminações, contágios, corrupções, inflamações.

O plural dos substantivos possui como regra geral o acréscimo de “s”.

Azul da cor do céu. Plural do substantivo: azuis-celestes. Plural do adjectivo : azul-celestes.

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição, etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).

Plural do adjetivo: azul-claros. Plural do substantivo: azuis-claros. Feminino do adjectivo : azul-clara.

O adjetivo flexiona-se em gênero, número e grau, caracteriza ou particulariza o substantivo, com quem mantém relação direta, e pode ser simples, composto, primitivo ou derivado.

É substantivo quando serve de nome a algum ser ou objeto. É adjetivo quando classifica um ser ou objeto.

Os adjetivos podem estar no singular ou no plural, concordando com o número do substantivo a que se referem. Assim, a sua formação se assemelha à dos substantivos. Exemplos: Pessoa feliz - pessoas felizes.

Enquanto o singular indica um ser (peixe) ou um conjunto (cardume), o plural indica mais do que um ser (peixes). A flexão da maioria das palavras para o plural ocorre por meio do acréscimo da letra (s). Exemplos: bala, balas.

O numeral “zero” não representa a forma de plural, mas, sim, a total ausência de quantidade; um conjunto vazio. Portanto, se não há a pluralidade, se não há um número maior de um, a concordância com o numeral zero (0) deverá ser feita no singular. Veja os exemplos: (1): “Fez zero grau essa madrugada.”

Sendo assim, para fazer a concordância, devemos flexionar o complemento da frase para o plural. Fica assim: “As férias começaram ontem” (tudo no plural).

Devemos diferenciar, portanto, as oportunidades em que seria mais adequado usar o nossa como pronome possessivo (as coisas que pertencem a primeira pessoa do plural, que sejam femininas e no plural) e, por outro lado, aquelas em que devemos usar o nossa como expressão de surpresa, espanto.

homens substantivo, plural, masculino (singular: homem m)

A forma correta de escrita da palavra é feminino, com i na segunda sílaba: fe-mi-ni-no. A palavra femenino está errada. Devemos utilizar os adjetivos feminino ou feminina, dependendo do gênero, sempre que quisermos referir algo relativo às mulheres, às fêmeas, que se definem assim por possuir ovários.