Por que esquecemos os sonhos ao acordar?

Perguntado por: dgaspar8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Os resultados aos quais os cientistas chegaram sugerem que neurônios encontrados no fundo do cérebro são os responsáveis pelo esquecimento durante o sono. E essa seleção do que é esquecido não se aplica apenas aos sonhos. Esses neurônios fariam uma limpeza na nossa cabeça para evitar o excesso de informação.

O esquecimento de um sonho poderia ser explicado pela ausência do hormônio noradrenalina no córtex cerebral, região responsável pela memória, pensamentos, consciência e linguagem de alguém.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Os sonhos lúcidos são reais no sentido de serem sonhos reais; eles ocorrem principalmente no sono REM – o estágio em que ocorre a maioria dos sonhos, embora em uma versão do REM com a ativação de algumas áreas do cérebro no meio do caminho entre o REM e o despertar.

Os sonhos são um estado fisiológico e psicologicamente consciente que ocorre durante o sono e que se caracteriza frequentemente por um rico conjunto de experiências sensoriais, motoras e emocionais do organismo, segundo define a Associação Americana de Psiquiatria (APA, na sigla em inglês).

“Durante os sonhos, nós mexemos os olhos e nosso cérebro fica extremamente ativo, quase tão ativo quanto eu e você conversando agora, acordadas. Olha só que coisa curiosa. Você tem um estado que é de extrema ativação cortical, só que ele tem uma diferença da vigília, que é a ausência de tônus muscular.

Pesquisas já apontaram que temos de cinco a seis ciclos de sono e, cada um deles, passa pelas fases 1, 2, 3 e REM. Como já apresentado, na fase REM, temos pelo menos um sonho, ou seja, todas as noites, temos cerca de cinco a seis sonhos.

Não consegue se lembrar dos seus sonhos? Confira 7 dicas que podem te ajudar

  1. Procure manter uma consistência na hora de ir para cama. ...
  2. Fixe uma intenção. ...
  3. Evite acordar com o auxílio do despertador. ...
  4. Não se levante logo da cama. ...
  5. Beba três copos de água antes de dormir. ...
  6. Anote cada detalhe. ...
  7. Conte seu sonho para alguém.

Só é possível se lembrar de um sonho se você despertar minutos depois que ele acabou. O ser humano sonha todas as noites e várias vezes, mas só consegue se lembrar se acordar durante o sono REM, ou melhor, a fase do sono em que a maioria dos sonhos ocorre.

1 – É normal nos esquecermos dos sonhos
Isso acontece porque costumamos esquecer metade de um sonho cinco minutos depois de acordarmos. E após de um período de 10 minutos, você já se esqueceu de cerca de 90% do que sonhou.

Segundo pesquisadores, quem tem sono leve e acorda com maior frequência à noite consegue memorizar melhor os sonhos do que quem dorme pesado. Quem tem sono leve se lembra dos sonhos com maior frequência do que quem tem sono pesado.

Sonhos lúcidos são os sonhos nos quais a pessoa está ciente do fato de estar sonhando e tem o poder de decisão entre controlar o sonho e efetivamente fazê-lo ou assistir passivamente o desenrolar da história.

O sono se inicia logo quando fechamos os olhos (fase 1), mas passamos por várias fases até chegar no sono REM, em inglês Rapid Eye Movement, que significa “movimento rápido dos olhos”. Esse sono é o mais difícil de se alcançar, pois é um estágio mais profundo, momento em que o corpo realmente consegue relaxar.

sono REM

Na fase do sono REM, acontece o descanso profundo e liberação de hormônios, além do repouso da mente. É uma fase de extrema importância para a recuperação da energia física. Nela também é quando acontece uma intensa atividade cerebral e a consolidação da memória.

De acordo com a Associação Brasileira do Sono, a atividade mental durante o sono REM é associada aos nossos sonhos. Em um adulto jovem, o sono REM compreende entre 20 a 25% de toda a fase de adormecimento, segundo a associação.

Cientificamente, sonhos são alucinações que acontecem durante o sono: explosões periódicas de imagens não relacionadas e episódios emocionais. E apesar de despertar o fascínio dos seres humanos desde tempos antigos, pouco sabemos sobre eles ainda hoje.

Em síntese, o sonho (e as pessoas que aparecem nele) podem representar algo de você mesmo, uma emoção que foi despertada, um pensamento que o intrigou, uma preocupação ou um desejo, por exemplo.

O especialista explica que nosso cérebro tenta nos proteger de alguns sentimentos considerados perigosos, deixando-os “presos” no inconsciente. Enquanto dormimos, a “porta” que divide a parte consciente da inconsciente se abre e, é a partir desse encontro que os sonhos e pesadelos são formados.