Por que espuma e sempre branca?

Perguntado por: zcalixto . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

As dimensões físicas dessas bolhas (em torno de 1.500 nm) são maiores do que os comprimentos de onda de qualquer luz visível. Por isso, ao bater nas bolhas, a luz é espalhada, resultando na mistura óptica de todas as cores – o branco.

O que você ainda não sabe é que a espuma é a união de bolhas bem pequenininhas que se formam à medida que o ar vai se juntando a essa mistura de água e sabão. Quando alguma dessas bolhas de sabão emerge, ela flutua sobre a superfície da água, uma vez que o ar é bem mais leve do que qualquer outro líquido.

A espuma é a união de minúsculas bolhas, que se formam quando entra ar na mistura de sabão e água. Elas flutuam porque o ar é mais leve do que a água. Isso acontece naturalmente quando sabonete, detergente, xampu ou condicionador são friccionados com água em uma superfície.

Será que quanto mais espuma um sabão ou um detergente produz, maior é o seu poder de limpeza? Esta é uma dúvida de limpeza comum, e facilmente solucionada! Não! Espuma não é garantia de limpeza.

Antes do sabão em pó chegar ao mercado brasileiro, era comum lavar roupas com anil, corante azulado que deixava as roupas mais brancas. O Omo foi o primeiro sabão em pó azulado. A cor servia para associá-lo à limpeza e atrair a clientela.

Diferente do que muitos pensam, a aparição da espuma é, sim, muito importante para a saúde da bebida. Para que ela seja uma boa espuma e influencie positivamente em variados aspectos, ela deve ter bolhas pequenas, uniformes, e não sumir rapidamente.

Sim, a cerveja com espuma faz bem! Seja para manter a temperatura, sabores e aromas da bebida durante a sua degustação ou até para diminuir a sensação de inchaço, é sempre bom servir seu copo com um pouco de colarinho.

O colarinho ou a espuma é um processo natural da cerveja, ocorre por conta da fermentação no processo de produção do chopp/ cerveja. A espuma tem como finalidade garantir os aromas e sabores do líquido, além disso, contribui para manter a temperatura do chopp/ cerveja e impedir a sua oxidação.

As espumas, normalmente, são utilizadas nas confecções dos colchões, travesseiros, esponjas de banho e cozinha que são produzidos, basicamente, por duas matérias primas: o TDI (Tolueno Dissocianato de Metila) e o Poliol, ambos com aspecto cristalino e derivadas do petróleo, sendo este último mais viscoso.

Para fazer espuma, misturamos o produto concentrado a uma quantidade proporcionalmente muito maior de algum solvente (em geral, água limpa). O resultado é que, nas finas e transparentes paredes de uma bolha de sabão, a presença de corantes é mínima e, portanto, imperceptível aos nossos olhos.

Conheça os tipos de espuma para colchão:

  • Espumas de Poliuretano ou PU. Os colchões de espuma são comumente apontados como colchões de poliuretano, que são mais conhecidos no mercado brasileiro devido a tabela de densidade. ...
  • Látex. ...
  • Visco. ...
  • Viscoelástica gel. ...
  • Soft e Hiper Soft. ...
  • Espuma HR.

O que acontece, segundo a Ypê, é que, dependendo da cor, alguns benefícios adicionais podem ser conquistados. Por exemplo: os detergentes de capim-limão, limão e maçã "possuem tecnologia de odor e ajudam a neutralizar cheiros como peixe, ovo, cebola e alho".

A água dura (cátions de cálcio e, magnésio) impede que o sabão tenha uma limpeza eficiente, pois sua atuação como emulsificante da gordura é anulada e ele não consegue retirar a gordura das superfícies e nem produzir espuma.

Os produtos no poo são produzidos com base condicionante e sufactantes não-iônicos e, por isso, não fazem espuma, conforme explica Claudia Souza, farmacêutica da Dermatus. “Muita espuma não é sinal de limpeza, mas sim de excesso de detergente (lauril sulfato de sódio)”, afirma.

Densidade 45 é duro? Sim, pelo fato de ser a espuma mais densa, normalmente é a espuma mais dura em relação as outras densidades, mas é possível desenvolver espumas de densidade 45 com conforto. Além disso é possível ter colchões de espuma com pillow top.

O lauril é uma substância química orgânica sintética, na verdade ele é um pó branco, além disso, é um agente de limpeza e possui alto poder espumógeno (formação de espuma).

O sabão líquido é menos abrasivo, por isso é o mais indicado para a conservação das roupas. E isso significa menos manchas também, pois a diluição fica mais facilitada evitando que o sabão fique grudado no tecido durante a lavagem.

Na indústria de sabão o sal comporta-se como carga ou funciona como agente da relargagem. A carga destina-se a dar maior consistência ao produto e, por vezes, a aumentar-lhe o poder detergente. A relargagem consiste na separação da glicerina e das impurezas contidas nas matérias-primas do sabão propriamente dito.