Por que Esaú vendeu a sua primogenitura?

Perguntado por: cmata . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Esaú acabou trocando a sua primogenitura, pelo prato de lentilhas, pois estava faminto, e não quis esperar. Ele não deu valor a promessa que Deus tinha derramado sobre a vida dele, ele foi imediatista e só focou no aqui e agora sem pensar no amanhã.

No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30). Os dois eram filhos de Isaac e Rebeca.

Por que Esaú desistiu do direito à primogenitura? (Gênesis 25:30–32) Qual das duas escolhas tinha valor temporário? Qual tinha valor eterno? Expliquelhes que Esaú estava com fome, mas não estava sob risco de vida. Ele deu mais valor ao ato de saciar a fome do que às bênçãos e convênios do direito de primogenitura.

Na cultura daquela época, o filho primogênito recebia a “primogenitura”, que incluía o direito de presidir a família e uma porção dobrada dos bens e terra de seu pai quando este morresse. O filho primogênito então poderia tomar conta do restante da família, inclusive a viúva do pai.

Ele estava com muita fome e implorou a Jacó que o alimentasse. O Senhor queria que Jacó recebesse a bênção da primogenitura porque Esaú não era digno dela. Jacó pediu a Esaú que trocasse a primogenitura por comida. Esaú concordou e vendeu seu direito à primogenitura para Jacó.

Ele é considerado um filho rebelde que manteve uma vida dupla até os 15 anos, quando vendeu sua primogenitura para Jacó. De acordo com o Talmude, a venda da primogenitura ocorreu imediatamente após a morte de Abraão. A datação talmúdica daria a Esaú e Jacó uma idade de 15 anos na época.

Os direitos da primogenitura eram dados ao filho mais velho, os quais passavam a usufruir da maior parte dos bens e regalias na família, além de passar a exercer maior responsabilidade e liderança diante do grupo. É também uma instituição do Senhor para o povo de Israel e transferido a nós por intermédio de Jesus.

Bom, a bênção da primogenitura era a bênção que pais, patriarcas, passavam ao seu filho primogênito. Como a morte do patriarca, o filho mais velho assumia o lugar do pai, no Conselho, e administração dos bens e de servos e servas.

O caçador se recusará a receber a bênção de Isaque (Henri Pagnoncelli) ao pedir para o tio celebrar seu casamento com Maalate (Lidi Lisboa) segundo os ritos egípcios na novela bíblica da Record. O ruivo se revoltará com a recusa do pai depois de ter empossado Jacó (Miguel Coelho) como seu sucessor.

Mas Nabote se recusou a vender sua vinha ao rei, porque a recebera por herança de seus pais. Ele não se deixou levar pelas ofertas do rei, ficando firme em sua posição, não se impressionando pelo poder de Acabe. Por isso, Nabote foi morto depois de Jezabel, esposa de Acabe, tramar a sua morte.

A frase “o maior servirá ao menor” em Gênesis 25:23 indica que o filho mais novo herdaria futuramente a primogenitura do mais velho.

Gênesis 27. Explique-lhes que, embora Esaú tenha vendido a primogenitura a Jacó, seu pai, Isaque, ainda tinha a responsabilidade de conceder a bênção da primogenitura a um de seus filhos. Resuma Gênesis 27:1–33 e explique que Isaque pretendia dar a bênção da primogenitura a Esaú.

Isaque pede que Esaú lhe prepare uma refeição (Gênesis 27:1-4) Gênesis 27 começa mostrando um Isaque já velho e debilitado. Ele já não enxergava mais e pensava que o fim de sua vida havia chegado. Então ele chamou seu filho mais velho, Esaú, e lhe pediu que ele lhe preparasse uma refeição saborosa com carne de caça.

Embora Rúben fosse o primogênito, perdeu a primogenitura por causa do pecado (Gên. 35:22; 49:3–4).

1. Qualidade do que é primogénito . Privilégios do filho mais velho.

O Guisado Vermelho – A turma da saúde alimentar defende que a pessoa é aquilo que ela come. Nada contra, nem à favor, muito pelo contrário.

Como um esforço para conciliar o seu relacionamento com seus pais, especialmente com o pai, Isaac, de quem buscava obter a bênção, Esaú teria tido um terceiro casamento com uma prima sua, filha do seu tio Ismael: Maalate. Segundo o livro do Gênesis, seria filha de Ismael e esposa de Esaú (Gênesis 28:9).

Esaú foi considerado o pai dos edomitas que habitaram uma região que hoje é conhecida por Acaba. Os habitantes de Edom - os edomitas - seriam descendentes de Esaú, irmão gêmeo de Jacó (Gn 25-36).

Jacó e o irmão ficam frente a frente em último embate
Nos próximos capítulos de Gênesis, Esaú vai ao fundo do poço após tentar matar o seu gêmeo mais uma vez. Ao perceber que não conseguiu acabar com a vida de Jacó novamente, ele se entrega à bebida e cai em uma tristeza profunda.