Por que Esaú trocou a sua primogenitura?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

Esaú acabou trocando a sua primogenitura, pelo prato de lentilhas, pois estava faminto, e não quis esperar. Ele não deu valor a promessa que Deus tinha derramado sobre a vida dele, ele foi imediatista e só focou no aqui e agora sem pensar no amanhã.

No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30). Os dois eram filhos de Isaac e Rebeca.

Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.

Conclusão: Esaú pagou caro por sua carnalidade, pois perdeu a sua benção.

A lentilha no Antigo Testamento
Segundo a tradição cristã, Esaú, filho de Isaac e irmão de Jacó, abre mão de seus direitos de primogênito por um prato de lentilha. De acordo a Bíblia, um dia, Esaú chega em casa faminto e encontra o irmão cozinhando a leguminosa.

Na cultura daquela época, o filho primogênito recebia a “primogenitura”, que incluía o direito de presidir a família e uma porção dobrada dos bens e terra de seu pai quando este morresse. O filho primogênito então poderia tomar conta do restante da família, inclusive a viúva do pai.

A Bíblia diz que Israel plantava, cultivava, cuidava do rebanho, e, de repente, vinham os filisteus e os afugentavam. Mas um homem se posicionou contra esse domínio para proteger um campo de lentilhas. Lentilha é algo muito barato e Samá, um dos valentes do rei Davi, se colocou no meio do terreno e o defendeu.

De acordo com o Talmude babilônico, Esaú foi morto por Husim, filho de Dã, filho de Jacó, porque Esaú obstruiu o sepultamento de Jacó na caverna de Macpela.

Como resultado, o filho primogênito tornava-se o herdeiro principal da família. Ele, geralmente, herdava mais posses do que os outros irmãos. Além disso, também recebia uma série de privilégios, dentre os quais, a posição de chefe social e espiritual da família.

Primogenitura significa primazia, primícias; e unção é o símbolo do Espírito Santo. Todavia, Deus está procurando pessoas que acreditam e se colocam à sua disposição.

substantivo feminino Prioridade de nascimento entre irmãos. Direito de primogenitura, vantagem que tinha o primogênito sobre os demais irmãos na sucessão ou herança dos pais.

A importância de medir as consequências dos nossos atos
A atitude de Esaú em relação à primogenitura serve de reflexão. Por desprezar a primogenitura, ele é descrito como um homem profano: E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura (Hebreus 12;16).

No final da vida de Abraão, ele concedeu tudo o que tinha a Isaque. A esposa de Isaque, Rebeca, deu à luz filhos gêmeos chamados Esaú e Jacó. Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.

Durante anos, Esaú acumulou ódio e queria vingança. Durante anos, Jacó cultivou o medo, mas se aproximou de Deus. Na noite anterior ao encontro, Jacó orou e a sua oração transformou o coração de Esaú. Esaú perdoou a Jacó.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

Além de oferecer benefícios para a saúde, a lentilha é símbolo de prosperidade e sorte. Uma superstição italiana trazida ao Brasil pelos imigrantes diz que comer pelo menos uma colher do alimento da família das leguminosas na ceia de Réveillon atrai fartura à mesa durante todo o ano.