Por que Esaú desprezou a sua primogenitura?

Perguntado por: mpinho2 . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas, porque estava com fome e não soube esperar um pouco mais pela provisão do Senhor. Esaú desprezou a sua herança.

No “Antigo Testamento”, Jacó compra do irmão gêmeo Esaú o direito de primogenitura, ou seja, de ser considerado o mais velho. Trocou-o por um prato de lentilhas (Gênesis 27:19-30). Os dois eram filhos de Isaac e Rebeca.

Gênesis 25:30–34—Esaú Vendeu Sua Primogenitura
Na cultura daquela época, o filho primogênito recebia a “primogenitura”, que incluía o direito de presidir a família e uma porção dobrada dos bens e terra de seu pai quando este morresse.

Esaú renunciou ao seu direito de primogenitura por estar faminto. 29Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou faminto, voltando do campo, 30e pediu-lhe: “Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí.

Gênesis: Esaú vira as costas para Deus e recebe a maldição de Ismael; saiba como.

Esaú trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas, porque estava com fome e não soube esperar um pouco mais pela provisão do Senhor.

Está no livro de Gênesis, capítulo 25, versículos 29 a 34. O prato de lentilhas passou a ser o exemplo de uma venda disparatada e infeliz em que o interesse momentâneo, imediato e aflitivo passa a valer mais que todos os outros interesses permanentes, definitivos e coerentes; troca-se oitenta por oito, ou nem isto.

Primogenitura significa primazia, primícias; e unção é o símbolo do Espírito Santo. Todavia, Deus está procurando pessoas que acreditam e se colocam à sua disposição.

A Bíblia diz que Israel plantava, cultivava, cuidava do rebanho, e, de repente, vinham os filisteus e os afugentavam. Mas um homem se posicionou contra esse domínio para proteger um campo de lentilhas. Lentilha é algo muito barato e Samá, um dos valentes do rei Davi, se colocou no meio do terreno e o defendeu.

Como resultado, o filho primogênito tornava-se o herdeiro principal da família. Ele, geralmente, herdava mais posses do que os outros irmãos. Além disso, também recebia uma série de privilégios, dentre os quais, a posição de chefe social e espiritual da família.

Na Bíblia Cristã, o filho primogênito também carrega uma imagem de grande importância, devido ao fato de ser o primeiro representante de uma linha de descendências. Os filhos mais velhos recebiam o dom da primogenitura, ou seja, quando os chefes de família morriam eram os primogênitos a assumir esta posição e comandar.

Um filho que possuía a primogenitura herdava não apenas as terras e as possessões do pai, mas também a posição do pai como líder espiritual da família e a “autoridade para presidir” (ver Bible Dictionary na Bíblia SUD em inglês, “Birthright”).

1. Qualidade do que é primogénito . Privilégios do filho mais velho.

Esaú Se traduzirmos literalmente, Esaú significa "homem cheio de pelo", mas o nome também está associado com "aquele que age", o que se encaixa perfeitamente na história do protagonista.

Uma das lições que podemos aprender com a história de Esaú e Jacó é a importância da honestidade e da justiça. Jacó enganou seu irmão e seu pai para obter a bênção, o que acabou causando muitos problemas em sua vida. Se ele tivesse sido honesto e esperado sua vez, talvez as coisas tivessem sido diferentes.

De acordo com o Talmude babilônico, Esaú foi morto por Husim, filho de Dã, filho de Jacó, porque Esaú obstruiu o sepultamento de Jacó na caverna de Macpela.

Durante anos, Esaú acumulou ódio e queria vingança. Durante anos, Jacó cultivou o medo, mas se aproximou de Deus. Na noite anterior ao encontro, Jacó orou e a sua oração transformou o coração de Esaú. Esaú perdoou a Jacó.

Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse.

Gênesis 25:26 afirma que Esaú nasceu antes de Jacó, que saiu segurando o calcanhar de seu irmão mais velho como se estivesse tentando puxar Esaú de volta ao útero para que ele pudesse ser o primogênito. O nome Jacó significa que ele agarra o calcanhar, uma expressão idiomática hebraica para comportamento enganoso.

Assim como no Brasil, países como o Chile e a Venezuela têm a tradição de associar a ingestão de lentilha à atração de “boa sorte”. Essa superstição é especialmente difundida na virada do ano, quando o grão se torna um clássico na ceia de Réveillon.

Como podemos ver, Moisés perdeu a bênção temporal, mas não perdeu a eterna, pois entrará na Jerusalém Celestial. A obediência é sempre uma atitude de fé e o resultado são bênçãos maravilhosas.