Por que em frases afirmativas?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Porque (junto) – usado para frases afirmativas (explicativas ou causais); Por que (separado) – em frases interrogativas ou quando pode ser substituído por “pelo qual” e suas variações; Por quê (separado e com acento) – no final de frase interrogativa.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

As frases afirmativas expressam afirmações:

  • Ontem eu fui ao dentista.
  • Meu pai gosta daquela cantora.
  • O vidro da janela está muito sujo.
  • Claro que eu pedi ajuda.
  • Eu fui selecionada no processo de seleção da empresa.

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. Exemplo: este é o motivo por que (por qual) estamos lutando. - Por quê: aparece sempre ao final das frases interrogativas.

Por que: normalmente usado em perguntas. Exemplo: "Por que você não foi à escola ontem?". Por quê: normalmente usado no fim de perguntas.

O porquê, junto e acentuado, vem sempre precedido por um artigo definido ou indefinido e, por isso, passa a funcionar como um substantivo.

O uso do por quê, com acento e separado, é feito em interrogações, sempre no final da frase. Deve ser seguido de um ponto final ou de interrogação. Pode ser substituído por por qual motivo ou por qual razão.

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas.

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

O "por que" e "por quê" (separados) são usados para realizarem a pergunta. O detalhe é o seguinte: quando o "por que" é usado no final da pergunta (ou sozinho na pergunta) ele deve ser escrito com acento (por quê). Exemplos: Por que você caiu da cadeira?

adjetivo Que contém uma afirmação; que afirma: refutação afirmativa. Que denota ou expressa certeza; categórico.

Significado de Afirmativa
substantivo feminino Declaração que assevera, que confirma a verdade de alguma coisa; afirmação, confirmação. Resposta positiva dada em relação a uma pergunta; sim: sua resposta foi afirmativa em relação à proposta.

Tipos de frases: exclamativas, declarativas, imperativas, interrogativas e optat - Toda Matéria.

diferentes: porque, porquê, por que e por quê. O usuário da língua portuguesa sempre tem dificuldade em entender o emprego desse vocábulo.

Não fui à festa porque choveu. Eles estão revoltados, por quê? Quero saber o porquê do seu medo? Ele não procurou, por quê?

Esses dois grupos de “porques” são usados para duas situações diferentes: perguntas e respostas. Uma forma muito simples de memorizar os dois tipos é saber que: o “por que” separado é usado em perguntas e o “porque” junto é usado em respostas.

“Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”.