Por que Elias se escondeu na caverna?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Elias pensava estar só e sabendo que buscavam sua vida para o matar, então com medo entra na caverna. Elias estava desanimado com o ministério e desejava a morte (1 Reis 19:4). Apesar de Elias ter sido corajoso em enfrentar Acabe e ter grande vitória contra os profetas de Baal, Deus o precisava ensinar mais.

Elias fugiu ao querer se preservar, abateu-se com o que considerava ser um golpe em sua reputação. Eliseu, caso pensasse em sua preservação, era melhor ter ficado onde estava, mas despede-se dos pais, queima os instrumentos de trabalho, cozinha a carne de seus bois e se alimenta com sua gente.

Deus respondeu à oração de Elias, mas não da maneira que este imaginava. Deus mandou um anjo para dar comida ao profeta, e essa comida lhe deu forças para uma caminhada de 40 dias até o monte Horebe (conhecido também como Sinai), o monte de Deus.

O primeiro erro de Elias foi a expectativa: “Primeiro, ele tinha uma expectativa de como e quando as coisas iam acontecer. E as expectativas são muito perigosas. Expectativa é você ter uma idealização (…)

A palavra caverna na bíblia está relacionada a algo pejorativo, sempre que lemos sobre caverna na bíblia algo ruim irá ou esta acontecendo. A primeira vez que lemos na bíblia sobre caverna foi quando o Senhor Deus falou para Ló habitar em Zoar. Todavia Ló foi para a caverna.

Elias desempenhou um papel determinante na restauração das chaves do sacerdócio nos tempos do Novo Testamento e em nossa dispensação dos últimos dias. Por causa do poder selador restaurado por intermédio de Elias, familiares de todas as gerações podem ser unidos em relacionamentos eternos.

Elias foi o último profeta do Velho Testamento a possuir o poder selador do Sacerdócio de Melquisedeque. Em cumprimento a profecias, Elias restaurou as chaves do poder selador do Sacerdócio de Melquisedeque na Terra nesta dispensação.

Depois de sair da caverna e subir o monte, Deus mandou Elias voltar pelo caminho do deserto e ungir o novo rei da Síria, o novo rei de Israel e Eliseu para ser profeta em seu lugar. Isso significava que haveria uma mudança em tudo ao seu redor.

À beira do rio Querite, Deus fala com Elias e ordena que ele vá até Sarepta. Lá, ele encontrará uma viúva que lhe dará alimento e água. O profeta segue as ordens de Deus rumo à cidade.

Elias, o profeta, sela os céus e é alimentado por corvos — A seu comando, a panela de farinha e a botija de azeite da viúva de Sarepta nunca se esvaziam — Ele ergue da morte o filho dela.

Jezabel: Elias vence desafio com fogo e mata sacerdotes diante de Acabe.

Só fiquei eu, mas também me querem matar.» O Senhor disse então a Elias: «Volta outra vez para trás e dirige-te ao deserto de Damasco.

Elias é levado ao céu por uma carruagem de fogo.

Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim. Então, na sétima vez em que se levantou havia uma pequena nuvem no céu.