Por que é um advérbio interrogativo?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Por que – O advérbio em questão denota uma noção referente à causa: Por que não compareceram à aula? Queremos saber por que não compareceram à aula.

Advérbio interrogativo
Quando, como, onde, aonde, donde, por que. O advérbio interrogativo pode indicar circunstâncias de modo, tempo, lugar e causa. É usado apenas em orações interrogativas diretas ou indiretas, por exemplo: Por que vendeu o livro?

Também é advérbio interrogativo nas orações interrogativas indirectas: «Diz-me lá porque faltaste à aula.» «O pai perguntou-lhe porque não veio.» A palavra porque também é advérbio interrogativo depois do advérbio eis em frases do tipo destas: «Eis porque havemos de ser tolerantes.» «Eis porque não concordo contigo.»

"Por que" separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Assim, utilizamos o "por que" em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual". Exemplos: Por que ele não voltou mais?

O por que, escrito separado e sem acento, é utilizado para fazer uma pergunta (interrogativo) ou como ligação de termos dentro de uma oração. Ele geralmente aparece no início ou no meio das frases e expressa uma dúvida.

Os pronomes interrogativos são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto. Cada um desses vocábulos possui um valor e um uso específico na construção do enunciado.

As frases interrogativas ocorrem quando o emissor faz uma pergunta na mensagem.
...
Frases interrogativas

  • Aceita um café?
  • Escreveu o discurso?
  • O prazo terminou?

a) Frases Interrogativas: ocorrem quando uma pergunta é feita pelo emissor da mensagem. São empregadas quando se deseja obter alguma informação. A interrogação pode ser direta ou indireta. Você aceita um copo de suco?

O ponto de interrogação é um sinal de pontuação utilizado no final de perguntas, ou seja, de frases interrogativas diretas. O sinal gráfico do ponto de interrogação é (?).

Pronomes interrogativos são comumente confundidos com os advérbios interrogativos. No entanto, fazer a distinção entre eles é bem fácil. Advérbio é uma classe que modifica ou amplia o sentido de um verbo, um adjetivo ou de outro advérbio, e o pronome, como já vimos, substitui ou acompanha um substantivo.

A sequência correta de preenchimento das lacunas é: “porque” (pois), “porquês” (substantivo), “por que” (por qual razão) e “por quê” (por qual razão, em final de frase, antes de sinal de interrogação).

Por se empregarem nas interrogações diretas e indiretas, os seguintes advérbios de causa, de lugar, de modo e de tempo são chamados INTERROGATIVOS: DE CAUSA: por que? Por que não vieste à festa? Não sei por que não vieste à festa.

Porque” é uma conjunção, ou seja, ele tem a função de ligar duas orações ou termos dentro destas. Além disso, ela pode expressar diferentes sentidos a partir dessa ligação. O “porque” pode ser uma conjunção explicativa, causal ou final.

Ela comprou este livro porque estava mais barato. Ele veio porque o convidei. Porque não estudou, foi mal na prova. “Porquê” é sinônimo de “motivo” ou “razão” e pode ser substituído por esses termos.

“Por quê”: deve ser usado em fim de período; portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação e de interrogação. “Porque”: pode ser substituído pelas expressões “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de que”. “Porquê”: é um substantivo e tem o mesmo significado dos termos “razão” e “motivo”.

Significado de Por que
locução adverbial Por qual razão, motivo: por que ele ainda não chegou?[Gramática] Numa pergunta, busca saber a causa, o motivo, a razão de; geralmente apresentado no início de uma frase ou da oração.

  1. Por que = Usado no início das perguntas.
  2. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
  3. Porque = Usado nas respostas.
  4. O porquê = Usado como um substantivo.

POR QUÊ Caso surja no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a sequência deve ser grafada por quê, pois, devido à posição na frase, o monossílabo "que" passa a ser tônico. Exemplos: Estudei bastante ontem à noite.

O “porque” junto e sem acento aparece em orações afirmativas que trazem uma resposta ou explicação, indicando a causa de algo. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas.

Indireta – A interrogação indireta realiza-se mediante período composto, onde a questão está contida na oração subordinada e o verbo da principal expressa desconhecimento ou desejo de informação: "Diga-me com quem você conversou." e "Gostaria de saber a que horas o secretário chegará.".

Introdução. Os pronomes interrogativos nada mais são do que pronomes indefinidos usados para referirem-se à 3ª pessoa do discurso, de maneira vaga em formulações de perguntas. Geralmente, espera-se que a vagueza das perguntas sejam eliminadas com as respostas correspondentes.