Por que é tão difícil sair de um relacionamento tóxico?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

O relacionamento tóxico prende a pessoa em um ciclo vicioso que ela não sabe como sair. Isso acontece por meio da manipulação emocional, que ocorre por meio de gestos vindos do outro propositalmente.

Como superar o término de um relacionamento

  1. Acolha seus sentimentos. Fingir que está tudo bem quando não é bem assim pode ser bastante prejudicial;
  2. Redescubra-se. ...
  3. Pense e planeje seu futuro. ...
  4. Cuide de si mesmo. ...
  5. Permita-se. ...
  6. Conte com o apoio de amigos e familiares. ...
  7. Se necessário, conte com apoio profissional.

O comportamento do ser humano pode ser considerado como “tóxico” quando ele toma a forma indesejável de atitudes de desagrado, de violência psíquica, física e emocional, crueldade, negativismo, manipulação, egoísmo, vitimismo etc.

Ninguém tem o poder de mudar um parceiro tóxico, apenas a oportunidade de se perceber melhor e se comportar de maneira diferente - fazendo, assim, com que o outro também decida modificar certas atitudes. Esperar que alguém mude para sentir-se feliz só acarreta frustrações.

Procure tratamento psicológico para entender melhor o que fazer e como lidar com as circunstâncias. Através da psicoterapia, é possível aprender a gerenciar a situação e entender os padrões e gatilhos. Ainda, a terapia ajuda a lidar com as consequências deixadas pelo relacionamento tóxico.

Diga a pessoa o que realmente acontece e também, que para você não dá mais. No entanto, evite dizer qualquer coisa que deixe dúvidas, como: “eu acho…”, “melhor darmos um tempo “,”talvez “. Seja claro e direto, sem rodeios, por mais que doa você não deixará dúvidas, e ninguém sofrerá pensando no “e se”.

Infeliz no relacionamento? Veja 4 sinais de chegou a hora de dar um basta

  • O errado é sempre você Os problemas dentro de um relacionamento raramente são causados por um lado apenas. ...
  • Nenhuma perspectiva de melhora. ...
  • De olho na vizinhança. ...
  • Não parece certo.

Converse com a pessoa, explique que se você a escolheu é porque a ama. Mostre que o relacionamento só tem a ganhar se houver respeito e confiança mútua. – Certifique-se de que demonstra para seu parceiro (a) o quanto ele é amado, o quanto ele pode confiar em você. Ele (a) se sente valorizado (a) ao seu lado?

4 dicas de como criar coragem para se separar

  1. Não tenha medo de magoar o outro. Algumas pessoas acabam aceitando uma situação de insatisfação e evitam a separação porque acham que o parceiro “não merece passar por isso”. ...
  2. Coragem para agir. ...
  3. Enfrente a situação. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Tenha inteligência Emocional.

Mas por que atraímos pessoas tóxicas? Muitas vezes, o que nos incomoda no outro é um reflexo do nosso espelho. Você não é responsável pelo comportamento abusivo do outro. Mas pense que somos responsáveis pelos padrões que atraímos.

Atitudes e transtornos
Infelizmente, conviver com esses relacionamentos pode causar transtornos mentais. “Em um ambiente tóxico, pode deixar a pessoa suscetível à depressão, criando uma pressão externa que pode deflagrar um quadro de transtorno mental.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

Os narcisistas são pessoas que descartam facilmente a opinião da outra pessoa. Assim, quando o cônjuge fala que se sente mal com algo que ele está falando, o narcisista não se culpa, apenas diz que o outro não deveria se sentir assim, ou que fala para o crescimento, fortalecimento”, explica Lala.

Dê a si mesmo um tempo para digerir e entender tudo o que está vivendo. Se preferir, escreva seus sentimentos em um diário ou então converse com um psicólogo para tentar entender o que está sentindo. Quando essas emoções não estiverem mais tão intensas, vá retomando, aos poucos, sua vida normal.

Uma pessoa tóxica é aquela que tem comportamentos desagradáveis, de violência emocional e até física, que é caracterizado por uma relação em que há excesso de poder de uma pessoa sobre a outra, ou seja, onde não há equilíbrio.

Sim, existe medicação que vai ajudar, mais a terapia combinada é fundamental nesse caso.