Por que é tão difícil realizar um sonho?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 20 votos

O que muito impede você de realizar um sonho não é nem tanto o fato dele ser “impossível”, mas sim o seu medo de arriscar para torná-lo realidade. O medo de se frustrar, de não encontrar a felicidade nessa realização e de descobrir que aquilo você sempre quis não era tudo aquilo faz você se paralisar.

7 coisas que você precisa fazer agora para realizar seus sonhos

  1. Estipule metas. O “sonho da sua vida” pode ser algo muito poético, mas um tanto vago. ...
  2. Planeje-se. ...
  3. Dê o primeiro passo. ...
  4. Supere o que te desanima. ...
  5. Busque inspirações. ...
  6. Dar o melhor de si. ...
  7. Não ter pressa. ...
  8. Capacite-se na Microlins!

Explicação: é preciso ambição e persistência para realizar nossos sonhos. A principal barreira é a insegurança e falta de confiança em si. Nunca desistir pelo fato de que você deve ansiar pelo sucesso ..

Poderia ser que, relacionado com sentimentos de medo e negatividade, os sonhos nos quais não pode correr simbolizem esse sentimento de que algo que lhe importa muito está fora do seu controlo. Outra explicação que poderia ter o feito de não poder correr num sonho é a baixa autoestima.

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

Sonhos premonitórios são aqueles que são concretizados na vida real. Você já sonhou com alguma situação e depois ela realmente aconteceu? Então, se você já passou por isso é porque você teve a experiência de um sonho premonitório, que também podem ser chamado de precognitivo.

Acredita-se que o sono REM desempenha um papel fundamental no processamento de experiências emocionais da vida acordada, contribuindo fortemente para a consolidação da memória emocional, segundo diz o artigo O papel funcional do sonho nos processos emocionais, uma revisão da literatura acadêmica publicado na revista ...

Isto sugere que as pessoas que frequentemente se lembram dos sonhos podem dormir menos bem. Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

Os sonhos mais difíceis de serem realizados são aqueles que nos dão mais prazer de alcançar.

Os sonhos são representações de nossa realidade externa e como isso nos afeta internamente. É consequência da ativação cortical que ocorre na fase REM (rapid eye movement, ou movimento rápido de olhos) do sono. N3 (sono profundo, com descanso da atividade cerebral).

Realizar um sonho é, por momentos, esquecer tudo o mais e ser absolutamente feliz. O cérebro humano sente uma sensação de satisfação quando um seu desejo é realizado. Pode levar a dar pulos de felicidade se for uma pessoa mais desinibida ou criança. Pode sentir-se feliz e ultrapassar uma sensação de frustração.

Para conquistar seus sonhos, você precisa agir, estabelecer objetivos e realmente fazer algo para atingi-los. Quando os sonhos não vão para o papel e você não cria planos para realizá-los, podem acabar morrendo ou virando frustrações que você leva para o resto da vida.

O sonho integra um complexo fisiológico e se acredita que é importante para a consolidação da memória e a execução de muitas atividades mentais. Em todas as espécies animais, quanto mais jovem o indivíduo, maior tende a ser a quantidade de sono REM e de sonhos.

Sim, dizem os especialistas: é possível tomar a rédea de um sonho e determinar seu enredo, seus cenários, até as pessoas que nele aparecerão. Basta que você tenha o que se convencionou chamar de sonho lúcido. Esse conceito não é novo, foi criado pelo holandês Frederik van Eeden há quase 100 anos.