Por que é solicitada a coleta de 3 ou 5 amostras de fezes em dias consecutivos ou alternados?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

É recomendável o exame de fezes em três amostras colhidas em dias diferentes, pois a ausência de parasitas em uma amostra de fezes não elimina a possibilidade da presença do mesmo no organismo.

O exame direto a fresco permite visualizar a motilidade de trofozoítos dos protozoários em fezes recém emitidas, analisadas até 30 minutos após a evacuação. Para a identificação de cistos de protozoários e larvas de helmintos, a preparação deve ser corada com lugol.

Fezes excretadas no solo não devem ser usadas, pois larvas de vida livre e outros contaminantes provenientes do solo, podem confundir o diagnóstico. Fezes obtidas de vasos sanitários também não podem ser aproveitadas, devido ao risco de contaminação.

Exame parasitológico com conservante (MIF)
– Utilizar o kit fornecido pelo laboratório gratuitamente com instruções específicas abaixo: – Para este exame é necessário a coleta de 3 amostras de fezes em dias alternados, utilizar o mesmo recipiente retirado no laboratório para as coletas.

Por exemplo, se o exame for protoparasitológico de três dias, utilizado para verificar a presença de vermes ou outros microorganismos, a recomendação convencional é guardar as fezes na geladeira sem congelar, após a coleta. Dessa forma, é fundamental que esse tempo de três dias não seja ultrapassado.

Quando for solicitado mais de uma amostra de fezes a coleta deve ser realizada em 3 dias seguidos (1 amostra por dia). Se o frasco não contiver conservante o paciente deve encaminhar a amostra após cada coleta.

Quando solicitado 3 amostras, coletar em dias alternados ( 2ª, 4ª e 6ª feira, por exemplo). Seguir os mesmos cuidados citados acima. Utilizar um frasco para cada coleta, anotando dia e hora da realização das mesmas. Guarde-as em refrigerador (não congelar).

Coletar as fezes inicialmente em local seco e limpo, sem misturar com urina; 2. Transferir com auxílio de uma espátula uma pequena porção das fezes a cada dia, até terminar a coleta seriada, no frasco com conservante fornecido pelo Laboratório Acil ou comprado em farmácia; 3.

A presença de cistos de protozoários indica que a contaminação fecal oral ainda é a fonte de contaminação. A ausência de positividade para ovos de helmintos pode estar relacionada a um sistema, ainda que precário, de saneamento básico ou higiene adequada.

Geralmente, esses são pedidos quando há grande quantidade de ovos de parasitas no material orgânico.

O exame protoparasitológico de fezes, por exemplo, é solicitado para investigar a presença de parasitas, larvas e ovos que causam doenças como lombriga (ascaridíase), giardíase e esquistossomose.

Em alguns casos, são solicitadas amostras múltiplas, principalmente para a pesquisa de alguns parasitas como a Giardia lamblia, frequentemente causadora de diarreia em crianças (coletas com intervalos de ao menos cinco dias, podendo as várias amostras de fezes serem postas em um mesmo frasco contendo conservante).

Introduzir o swab no meio de transporte Cary-Blair. Amostra de fezes: Transportar refrigerado (2°C a 8°C). Amostra de fezes: A amostra é estável por até 24 horas refrigerada de 2°C a 8°C.

A coleta de fezes para cultura deverá ser realizada sempre em frasco estéril; • Evitar o contato das fezes com a urina, ou a água do vaso sanitário; • Quando as fezes coletadas forem destinadas à pesquisa de sangue oculto, observar a dieta prévia, (sem cor) por três dias antes da coleta.

Para obtenção da amostra, colete as fezes inicialmente num recipiente limpo e seco. Evite contato da amostra com urina ou água do vaso sanitário; Em seguida, com auxílio de uma espátula, transfira pequena porção para o frasco com líquido conservante.

É necessário entregar as fezes em até 24 horas após a coleta.

Evacuar em um recipiente limpo, seco (plástico ou jornal). Não contaminar o material com urina, terra ou água do vaso sanitário. Transferir uma pequena porção para o frasco fornecido pelo laboratório e fechar bem. Não encher o pote com as fezes, o recomendável é até a metade.

Exame macroscópico das fezes
Exame feito para observar as fezes a olho nu, a fim de analisar características como cor, consistência e textura do material. Essa análise permite verificar a quantidade de água ingerida e presença de alguma infecção.

O exame de Coprocultura, ou cultura de fezes, identifica microrganismos patogênicos causadores de diarreia aguda ou crônica.