Por que é puro malte?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Em resumo, a cerveja puro malte é produzida com 100% de malte e não pode levar cereais não maltados na sua receita. O que acontece é que a legislação brasileira permite que até 45% dos cereais da cerveja possam ser não maltados, o que chama mais atenção para os rótulos que se dizem “puro malte”.

A cerveja puro malte em sua maioria é do estilo Pilsen e a grande diferença está na produção: ela possui 100% de malte de cevada, ou seja, é produzida sem nenhum adjunto de cereais não maltados (milho e arroz são os mais comuns).

O malte é uma matéria-prima obtida por meio da germinação de um cereal. Para a produção de cerveja, normalmente, o cereal utilizado é a cevada, mas também é comum utilizarem trigo ou centeio. Esse composto ajuda a caracterizar a cor e o paladar da cerveja, influenciando na espuma e corpo da bebida.

O malte também ajuda a manter a saúde dos músculos e prevenir diabetes, devido à presença de magnésio em sua composição. Ele ainda é rico em ácido fólico, o que faz com que previna a anemia. Graças a presença de vitaminas do complexo B, o malte melhora o funcionamento do sistema nervoso.

Menos ressaca!
A grande questão é que não são somente os cereais não maltados que são ruins, mas sim seu uso indiscriminado, para reduzir custos, aliado a uma grande quantidade de substâncias químicas para agilizar o processo de produção.

cerveja lager

"Heineken é uma cerveja lager Puro Malte, refrescante e de cor amarelo-dourado, produzida com ingredientes 100% naturais: água, malte e lúpulo. Durante o processo de fermentação da Heineken, a exclusiva Levedura A é responsável pelo sabor característico e bem equilibrado, com notas frutadas sutis.

Em resumo, a cerveja puro malte é produzida com 100% de malte e não pode levar cereais não maltados na sua receita. O que acontece é que a legislação brasileira permite que até 45% dos cereais da cerveja possam ser não maltados, o que chama mais atenção para os rótulos que se dizem “puro malte”.

cerveja belga

Stella Artois é uma cerveja belga com mais de 600 anos de tradição. Feita com apenas 3 ingredientes: água, malte e lúpulo Saaz Europeu. Criada originalmente como presente de Natal para os habitantes de Leuven, na Bélgica, a receita da Stella produz uma cerveja de cor cristalina, aroma suave e notas maltadas.

INGREDIENTES

Malte Pilsen (Alemanha)5.40 kg
Malte Crystal – 10L140 g

Para a sommelière de cervejas Beatriz Ruiz, a melhor cerveja do mundo é a belga Duchesse de Bourgogne. “É um estilo que eu gosto muito (Flanders Red Ale) e tem poucas ofertas no Brasil. Ela é bem equilibrada e tem todos os aromas e sabores que o estilo propõe”, afirma a sommelière.

A função do malte é fornecer nutrientes e açúcar ao fermento. Uma ale com sabores de grãos e pão vem de maltes menos torrados. Quanto mais torrada, mais escura a cerveja, com notas de café e caramelo.

Pilsen é a mais consumida do mundo
A Pilsen foi criada na cidade de Pilsen (na atual República Checa). A bebida era uma cerveja lager mais clara, que passou a ser chamada de Pilsen ou Pilsener. Aos poucos, foram surgindo diversas variações e estilos, como o Bohemian Pilsner, German Pilsner e Classic American Pilsner.

Cervejas puro malte costumam engordar menos
Nutricionistas afirmam que as cervejas "puro malte", feitas apenas com água, malte e lúpulo, são as mais indicadas por terem um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias.

De modo bem prático, toda e qualquer cerveja dá ressaca, da mesma forma, que se você beber pouco, muito pouco, por exemplo, literalmente, só uma, não haverá ressaca. É um critério puramente matemático.

Das 18 marcas analisadas as únicas que continham apenas água, lúpulo, malte e outros ingredientes naturais foram a Serramalte, Bohemia, Heineken, Stella Artois, Amstel, Cacildis, Brahma Extra, Eisenbahn, Praya e Noi. Portanto, o ideal é dar preferência a essas.

Skol

A Skol é a cerveja mais vendida no Brasil, seguida pela Brahma e Antarctica.

A empresa acaba de divulgar os resultados consolidados de 2022, que categorizam os produtos preferidos no Brasil. No primeiro trimestre de 2021, a marca holandesa ultrapassou todas as outras na categoria cervejas e se manteve como a Número 1 no ranking desde então.

A Spaten ficou em primeiro lugar, seguida da Amstel e da Império, que ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Uma cerveja com o selo puro malte leva malte de cevada na composição.