Por que é possível ver a Lua durante o dia?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

A lua pode ser vista durante o dia graças às diferenças no horário do seu surgimento no céu e pela inclinação dos raios solares.

Não, a Lua brilha porque sua superfície está refletindo a luz emitida pelo Sol. Da mesma forma, podemos ver outros planetas do nosso Sistema Solar no céu noturno como "estrelas brilhantes" porque esses corpos estão refletindo a luz do Sol.

Durante o dia não conseguimos vê-las devido à presença da luz solar, mas à noite conseguimos ver toda a luz que elas próprias emitem. As estrelas são corpos celestes que se agrupam em constelações.

No céu, enquanto o sol nasce e vai se deslocando para a direção oeste, a Lua nasce. Ou seja a Lua está sempre a leste do sol. Quando inicia a fase Crescente, no espaço o ângulo entre a Lua, Terra e sol é de 90º, por isto a Lua nasce por volta do meio-dia e se põe a meia-noite".

Fevereiro é o único mês no qual não pode ocorrer uma lua azul pois mesmo nos anos bissextos o mês é mais curto que a duração de um ciclo lunar.

O “desaparecimento” da Lua é algo comum durante a fase da Lua Nova. Nesse período, explica o cientista, é que devemos mirar os telescópios para o céu com o intuito de observar melhor outros corpos celestes. "Muita gente acredita que a fase da Lua Cheia é a melhor fase para se usar o equipamento.

Diz uma lenda que o Sol e a Lua sempre foram apaixonados um pelo outro, mas nunca podiam ficar juntos, pois a Lua só nascia após o por do Sol. Sendo assim , Deus na sua bondade infinita criou o eclipse como prova que não existe no mundo um amor impossível...

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

Estrutura e Composição
A Lua é formada por núcleo, crosta e manto. O núcleo é sólido e rico em ferro. Seu raio é de aproximadamente 240 km. O manto, camada intermediária entre o núcleo e a crosta, é formado basicamente por magnésio, ferro, silício e oxigênio.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera , então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

A noite podemos ver outros astros, como as estrelas e a Lua, por exemplo. É comum as pessoas pensarem que a Lua sempre será vista somente a noite.

Comente com os alunos que, como conseguimos comprovar pelos desenhos e pela observação, apesar de o céu ser o mesmo, não conseguimos ver as estrelas durante o dia porque o Sol é a estrela mais próxima da Terra e sua luz ofusca a luz das estrelas que estão mais afastadas.

Como no pôr-do-sol a luz precisa percorrer uma distância maior da atmosfera até a nossa visão, o céu acaba refletindo as luzes de comprimento de onda maior, ou seja, vermelho e laranja.

Quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, esta entra na região da sombra da Terra, ocasionando o eclipse lunar. Ao longo da história, os eclipses fascinam a humanidade, causando temor e admiração.

Vénus

Vénus "ultrapassa" a Terra a cada 584 dias enquanto orbita o Sol. Nessas ocasiões, ele muda de "Estrela Vespertina", visível após o pôr do sol, para "Estrela Matutina", visível antes do nascer do Sol.

Quando a lua começa sua ascensão no céu pode parecer um tom alaranjado queimado. Isso ocorre porque há uma camada mais espessa da atmosfera da Terra ao longo do horizonte em comparação com diretamente acima de nossas cabeças, de acordo com o EarthSky.

A Lua de Sangue, por sua vez, é algo raro de se presenciar, pois depende de o eclipse total lunar ocorrer justamente no período de superlua. Tanto a Superlua quanto a Lua de Sangue podem ser observadas de qualquer parte do planeta. A única restrição é em relação às nuvens.

A Lua Rosa é um fenômeno natural que ocorre quando a Lua Cheia coincide com o período em que as flores silvestres de uma espécie particular, chamada Phlox subulata, começam a florescer na América do Norte.

A "Lua de Morango" é um termo popular utilizado para descrever a lua cheia que ocorre em Junho. O nome não está relacionado com a cor da lua, mas provém das tribos nativas americanas e indígenas do leste da América do Norte.