Por que é melhor ficar sozinho?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos
  • 7 benefícios da solitude. unsplash. ...
  • Aumenta o autoconhecimento. unsplash. ...
  • Aumenta a produtividade. A pessoa que está sozinha pode ter mais tempo para se dedicar ao ócio criativo. ...
  • Amplia a criatividade. unsplash.
  • Melhora os relacionamentos. ...
  • Aumenta a empatia. ...
  • Contribui com a resolução de problemas. ...
  • Relaxa.

Boa notícia para os solteiros: a ciência comprovou que o velho ditado “antes só do que mal acompanhado” é verdadeiro. Um estudo publicado recentemente no periódico científico Family Psychology mostrou que, para a saúde, é melhor estar sozinho do que em um relacionamento infeliz.

Gostar de ficar sozinho é sinal de inteligência, revelou uma pesquisa publicada no British Journal of Psychology. Os pesquisadores descobriram que preferir passar o tempo sem se socializar é um traço de pessoas que têm sabedoria acima do normal.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente. A solidão é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se isolem.

Sintomas de doença sem nenhuma causa aparente podem ser o resultado de isolamento social e tédio. Pesquisas mostram que pessoas que se sentem sozinhas têm mais problemas de saúde, se sentem piores e talvez até morram mais cedo.

"A solidão é perigosa e viciante. Quando você se dá conta da paz que existe nela, não quer mais lidar com as pessoas". Atribuída ao psiquiatra suíço Carl Jung, essa frase ganha um sentido todo especial em tempos de pandemia.

O sentimento de solidão, que é quando a pessoa está ou se sente só, traz consequências ruins à saúde, pois causa tristeza, interfere no bem-estar e facilita o desenvolvimento de doenças como estresse, ansiedade ou depressão.

As pessoas que preferem ficar sozinhas podem ser introvertidas, mas as conotações negativas associadas ao introvertido estão longe da verdade. As pessoas que conseguem apreciar e desfrutar de estar sozinhas realmente possuem uma força, confiança e compreensão de si mesmas que os extrovertidos podem não possuir.

Mas como saber que é preciso passar um tempo sozinho?

  1. Mal humor;
  2. Irritação com coisas pequenas;
  3. Perda de interesse em atividades com outras pessoas;
  4. Sentimento de opressão;
  5. Problemas de concentração;
  6. Ansiedade por estar com outras pessoas.

A diferença entre sentir-se sozinho e estar sozinho está na maturidade de reconhecer-se como um ser de relação, não em uma relação de dependência, mas de liberdade, isto é, entender que o outro não é o único responsável pela sua felicidade. É a disponibilidade de vivenciar cada momento de uma forma singular.

Para que se entenda melhor, o homem, quando que se sente constrangido, com dúvidas, chateado ou nervoso, tende a se afastar e se isolar. É a forma dele lidar com o que está acontecendo. Não é natural ao homem sentar ao lado da mulher e começar a desabafar tudo o que sente.

O depressivo muitas vezes se isola porque a presença de outras pessoas ou a permanência em ambientes públicos e cheios incomodam-no intensamente. A vontade de se resguardar e ficar só deve ser respeitada pela família e pelos amigos, sem cobrança ou julgamento.

O ato de isolar-se também acarreta em uma série de consequências negativas para a saúde mental, como depressão, e física, como problemas cardiovasculares.

Tranquilidade: pessoas são ótimas, mas quando se deseja ter momentos de tranquilidade e paz, a solidão pode ser a sua melhor companhia para obter o silêncio interior que busca para relaxar e conectar-se consigo mesmo.

A solidão dói e com ela vem o sentimento de inadequação, baixa autoestima e desespero, sentimentos que acompanham a solidão e transbordam em formas de atitudes, palavras, posturas e queixumes. De fato, os seres humanos não nasceram para viverem sós.

Ter uma rotina consistente é importante tanto para quando você mora sozinho quanto para quando mora com outras pessoas. Saber o que fazer, quando fazer e por quanto tempo fazer favorece a organização pessoal, administração do tempo e, ainda, promove a sensação de controle sobre a própria vida.

Sim, é possível ser feliz sozinho e não há nada de errado nisso. Estar solteiro necessita ser encarado como uma opção, não como algo que a vida proporcionou. É a legítima escolha de um indivíduo, assim como a possibilidade de mudar essa escolha.

Morar sozinho é um grande passo na vida adulta e na independência de uma pessoa. Sair da casa dos pais e ter seu próprio cantinho ou trocar o apartamento dividido com amigos por um só seu são decisões muito importantes e precisam ser planejadas da forma correta, para evitar imprevistos no meio do caminho.

Solidão é um estado mental de isolamento, de quem está só, de sentir-se separado dos outros, essa faz com que as pessoas se sintam rejeitadas, com sentimentos inconscientes de culpa, hostilidade e insegurança que bloqueiam a comunicação com os outros.

A solidão é um sentimento comum ao homem. A ideia de solidão e desamparo é inexorável ao homem. O homem nasce desamparado em sua existência, dependendo do cuidado do outro, para a sua sobrevivência. Freud, ao longo de todo o seu desenvolvimento teórico, aponta a dependência que o ser humano possui de outro.