Por que é importante usar o nome Jeová?

Perguntado por: atorres8 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico. Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

Escolheram o nome de Testemunhas de Jeová porque, segundo a bíblia, Jeová é o nome de Deus. E testemunhas porque se consideram os "cristãos que declaram a verdade sobre Jeová, o Criador de todas as coisas".

"As Testemunhas de Jeová acreditam que o mundo de Satanás vai acabar e que só elas sobreviverão ao Armagedão, passando com vida para o Paraíso", explica M.M., ex-ancião, um dos mais altos cargos na hierarquia da organização, que pede anonimato com receio de represálias para a família, que continua na religião.

A organização religiosa Testemunhas de Jeová prega que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas uma força: a "força ativa de jeová".

A devoção à Deus se mostra em nossas atitudes de obediência.
...
Obedecendo seus ensinamentos

  1. amar ao próximo como a si mesmo (Mateus 22:39);
  2. fazer tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31);
  3. ir e pregar o evangelho a toda a criatura (Marcos 16:15);
  4. ter bom ânimo durante aflições (João 16:33).

Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Javé

Javé e Jeová são nomes dados para Deus na bíblia sagrada, de acordo com a tradução derivada do hebraico. Atualmente, Javé é adotado por algumas religiões como "nome de Deus", principalmente pelos católicos.

Quando Jesus nos ensinou a orar, ele disse: Pai Nosso que estais no céu Santificado seja o seu nome... Que nome? É “Deus?”...

As Testemunhas de Jeová não fazem uso do sangue de nenhuma das formas. O ordenamento jurídico brasileiro não possui lei ou norma que obriguem um paciente a submeter-se à transfusão sanguínea e tampouco que obriguem um médico omitir-se diante da vontade de tal paciente.

Praticantes da religião Testemunhas de Jeová não comemoram aniversário, Páscoa, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras datas festivas. Para eles, qualquer celebração só pode ser para Deus.

A Rússia se uniu na quinta-feira aos países que, como Cingapura, proibiram as Testemunhas de Jeová. O Supremo Tribunal considera que esse grupo religioso, às vezes qualificado como seita, é uma organização extremista, por isso terá de interromper todas as atividades que realiza no país.

Vestir-se “com modéstia” significa evitar roupas extravagantes, provocantes e reveladoras. Ter “bom critério” nos ajuda a escolher roupas bonitas que não são desleixadas ou exageradas.

O casamento é celebrado em uma sala de audiência, por um Juiz de Paz. É preciso que duas pessoas, no mínimo, estejam presentes como testemunhas. Podem escolher masi testemunhas, tendo em mente que, geralmente, são quatro.

No caso do cidadão alistado ser integrante de Testemunha de Jeová, poderá requerer o processo de eximição que o dispensa do Serviço Militar. Para requerer este processo, o cidadão precisará apresentar Declaração do chefe da comunidade religiosa a que pertence (conforme modelo de Declaração fornecido pela Junta).

Sobre o consumo de álcool, há uma vertente que veta a ingestão e outra que condene apenas os excessos. No Espiritismo, são as pessoas com dom de mediunidade (capaz de falar com espíritos) que não devem consumir carne vermelha nem álcool.