Por que é importante ter senso crítico?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Ao aprimorar suas capacidades intelectuais através do cultivo do senso crítico, qualquer pessoa passa a solucionar melhor os problemas e consequentemente ter uma vida mais coerente com aquilo que se acredita. É importante lembrar que apesar de diferentes, os dois sensos são importantes para a humanidade.

A importância do senso comum
O senso comum é uma consequência da realização cotidiana de tarefas e de vivências. Com mais repetições dessas mesmas tarefas, o indivíduo adquire segurança em relação a como se deve comportar e agir, e estabelece relações entre o seu comportamento e os resultados atingidos.

O senso crítico se desenvolve a partir de reflexões, questionamentos e análises da realidade e visa avaliar a consistência e a veracidade das afirmações feitas por um individuo ou um grupo. Ele se dá a partir do conhecimento, raciocínio ou do método cientifico. Exige clareza, certeza e comprovações.

Desenvolver o pensamento crítico na sua escola colabora para o crescimento de indivíduos que pensam de forma independente e convivem com consciência e responsabilidade na sociedade. Durante a vida escolar, as crianças e os jovens também aprendem sobre moral e ética, além das teorias das disciplinas.

Significado de Bom senso
substantivo masculino Forma sensata e equilibrada de decidir e julgar; razoabilidade, prudência.

O senso crítico ajuda as pessoas a argumentar com clareza, avaliar diferentes opções, definir prioridades, tomar decisões eficazes, conectar ideias, identificar erros e inconsistências, antever consequências, questionar as próprias crenças, adaptar-se a diferentes contextos e resolver problemas de forma consistente e ...

Quem pensa criticamente tem a capacidade de fazer a avaliação, o julgamento e discernir com base no equilíbrio. Desta maneira o senso crítico se baseia na dúvida, no questionamento que levariam à reflexão e à contestação. Posteriormente, se encaminhariam para mudar a realidade apresentada.

Entender que conteúdos de qualidade são produzidos pelo uso de metodologias amplamente comprovadas pela ciência. O excesso de informação e a velocidade com que elas são consumidas prejudica o aspecto cognitivo e dificulta o desenvolvimento a aplicação do pensamento crítico em nosso dia a dia.

Ou seja, alguém que tem senso crítico é alguém que questiona as coisas com frequência e busca tirar suas conclusões depois de se informar sobre o assunto, alguém que não aceita qualquer afirmação como absoluta.

Isso significa, por exemplo, que uma pessoa com senso crítico consegue avaliar um determinado cenário e perceber inconsistências, fazer questionamentos sobre pontos de vista consolidados como “verdades”, encontrar erros onde a maioria das pessoas não enxerga problemas e sempre considerar uma série de variáveis e ...

O que é Senso Crítico:
No sentido filosófico, o senso crítico prende-se com o desenvolvimento de uma consciência reflexiva baseada no “eu” (autocrítica) e no mundo. A consciência do papel social de cada indivíduo promove a capacidade de pensar sobre as verdades impostas pela sociedade dominante.

Trata-se de um tema complexo, possuindo várias definições diferentes, que geralmente incluem a análise ou ponderação racional, cética, imparcial de evidências factuais.

A resolução de problemas e o pensamento crítico referem-se basicamente à capacidade de usar conhecimento, fatos e dados para solucionar desafios de maneira eficaz. Isso não significa que você deve ter uma resposta imediata para tudo, mas precisa entender como avaliar as situações e encontrar soluções.

A Criatividade e o Pensamento Crítico são competências complexas e híbridas. Elas são compostas por elementos cognitivos (conhecimento sobre o assunto), metacognitivos (autorreflexão sobre nosso modo de pensar e criar) e socioemocionais (e. g. autogestão, abertura ao novo).

Quais os pilares do pensamento crítico? Ao falarmos de pensamento crítico, é importante elencar seus principais pilares: Resolução de Problemas, Tomada de Decisão e Raciocínio Lógico.

Como ter bom senso

  1. Habitue-se a analisar todos os ângulos de uma situação.
  2. Pondere sempre a importância e a conseqüência de cada um dos ângulos.
  3. Não postergue; seja uma pessoa habituada a tomar decisões.
  4. Encare como algo absolutamente normal o fato de haver descontentes pela decisão tomada.
  5. Aprenda a persuadir ?

O bom senso é sempre o melhor conselheiro para uma pessoa, esteja ela passando por um momento de dor ou de extrema felicidade. Trata-se de uma atitude, muitas vezes intuitiva, de tomar decisões baseadas não apenas nos próprios interesses, mas também considerando outras pessoas.

O bom senso diz respeito a uma capacidade de refletir sobre diversos ângulos de uma mesma questão e buscar uma solução de compromisso intermediária. Com bom senso é possível agir, sem imediatismo e com a consciência de que se está entre incertezas.

O conhecimento crítico é o que sustenta a vantagem competitiva da empresa (ou uma área, um processo ou até uma pessoa). Esta é a razão pela qual os seus clientes a escolhem e confiam em si. É o saber fazer que a distingue do resto.

O senso comum associa-se aquele conhecimento que não passa por reflexão, sendo aceito pela maioria das pessoas sem questionamentos. Por sua vez, o senso crítico é fortemente baseado em procedimentos de crítica e reflexão, além de passar pelo crivo do método científico e na pesquisa.

Para começar precisamos derrubar o egocentrismo, a tendência de ver a realidade a partir do nosso umbigo, que é a grande barreira para o pensamento crítico. Isso só ocorre se colocarmos nossos próprios interesses, ideias e valores no lugar correto – dentro de nós – e lembrar que o todo é maior que a soma das partes.