Por que é importante ser justo?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

A importância do valor justiça para a cidadania é enorme, para o convívio social, especialmente para aqueles que detêm algum tipo de poder e responsabilidade em decisões que afetam a vida de outras pessoas, como os pais, em relação aos filhos; e os professores, em relação a seus alunos.

O Salmo 112.4 diz: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo". A Bíblia também diz que não há nenhum justo na Terra. É verdade, ninguém é justo pelo seu próprio mérito ou virtudes. Todos somos pecadores, mas, quando convidamos Jesus para entrar na nossa vida, Ele nos declara justos.

A hipótese do mundo justo é um tipo de viés cognitivo que tem como base a crença de que o mundo é justo. Sendo que essa crença deriva do desejo de que, de fato, o mundo seja justo. Ou seja, essa é uma crença baseada em um desejo e não na realidade.

Ser bom é não fazer o errado, é não fazer mal, é ter atitudes boas, é ser querido por todos, não fazer criticas, com medo de magoar alguém. Ser justo é mais exigente que ser bom. Requer de si mesmo, munir-se de todas as justificações que são sustentadas pela razão e não pelos sentimentos.

Merecer algo ou esforçar-se muito por alcançar. Plural: juses.

O justo, então, vive da ação na fé, vive da confiança em Deus e do trilhar Seu caminho. E esse tipo de fé pode transformar pessoas, famílias, nações e o mundo. O Presidente Uchtdorf ensina que a fé é mais do que uma expressão de crença.

Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo. Etimologicamente, este é um termo que vem do latim justitia. É o principio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.

É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É aCristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

31/03/2021. As Sagradas Escrituras fazem questão de ressaltar um título devido a São José: ele era justo (cf. Mateus 1,19).

No Salmo 23 Davi disse assim, “Guia- me nas veredas da justiça”, e Daniel 9:14 declara, “o Senhor, o nosso Deus, é justo em tudo o que faz.”

A Teoria do justo-meio de Aristóteles, pressupõe o homem na busca da felicidade da pólis. Ou seja, o homem é parte da cidade e sua felicidade depende da felicidade da cidade. Portanto, o homem feliz é aquele que chega à cidadania.

Só há justiça se há justos para defendê-la. É preciso respeitar as leis, cumprir deveres, garantir direitos, mas nunca sacrificando a justiça. A máxima aristotélica pode certamente nos ajudar na compreensão e no agir: “não é justiça que faz os justos, são os justos que fazem a justiça”.

justo é o homem que cumpre e respeita a lei e parecer justo é aquele que fingi ser algo que não é.

Trate todo mundo da mesma maneira.
Se realmente quiser ser justo, é preciso tratar todos da mesma forma. Pergunte a si mesmo o porquê de gostar mais de uns e menos de outros. Você sente que alguns empregados não estão se esforçando da maneira esperada? Se esse for o caso, tenha uma conversa honesta com eles.

Tornar um mundo um lugar melhor é uma missão diária e que nunca acaba, mas podemos dar algumas dicas.
...
Leia também:

  1. 5 caminhos para o consumo consciente.
  2. Cuide das pessoas e dos animais. ...
  3. Vote consciente, acompanhe e cobre ações dos candidatos. ...
  4. Economize água e energia.

A Justiça é "a virtude moral que rege o ser espiritual no combate ao egoísmo biológico, orgânico, do indivíduo." (ADEODATO, 1996). A Justiça harmoniza as pretensões e interesses conflitantes na vida social da comunidade.

A idéia de justiça como caritas ou agápe é "a virtude que consiste na realização do preceito cristão fundamental: ama o próximo como a ti mesmo". Assim, a justiça corresponderia a uma ação altruísta.

30 O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é. 31 Eis que o justo é arecompensado na terra; quanto mais o serão o ímpio e o pecador.