Por que é importante respeitar todas as crenças e religiões?

Perguntado por: oantunes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Podemos dizer que respeitar a diversidade religiosa é uma das atribuições de ser cidadão, valorizando assim, as contribuições que cada cultura religiosa teve ao longo da história. Por isso, é fundamental considerar as diferentes tradições religiosas nos conteúdos escolares.

O espaço sagrado tem o objetivo de proporcionar aos fiéis um lugar adequado para realizarem suas práticas celebrativas e aprenderem o bem. Portanto, é importante que todos valorizem e respeitem esses espaços, pois isso é um ato de cidadania.

A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.

Os símbolos permitem uma aproximação maior, eficaz e experimental com o Divino dando sentido à vida e ao culto. Segundo Tillich só por meio do culto e do mito a fé pode se manter (TILLICH, 1996, p. 76).

A diversidade de culturas é vital para um saudável dinamismo cultural. Diversidade demanda respeito, pois a diversidade cultural é uma realidade presente em nosso país. Portanto, temos de ter uma atitude de respeito e de aceitação em relação às representações culturais.

A preservação da liberdade religiosa é, no plano teórico e prático, um ponto fundamental, de suma importância não somente para garantia de um direito humano básico, em todas as comunidades e culturas, povos e estados, como também por constituir elemento agregador da sociedade.

A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

Tanto os homens quanto as mulheres de fé constroem locais para se conectarem com o Sagrado. Todos os espaços citados são para a prática religiosa, possuem grande simbolismo, transformam a paisagem, produzem engajamento e integração da comunidade da qual participam.

É inegável a grande contribuição para o desenvolvimento humano, a partir disto, compreendemos que as religiões podem ser um significativo movimento em busca da harmonia, paz, progresso e dignidade humana.

A religião sintetiza toda a compreensão de mundo de um povo, a qual não apenas abrange a cultura, mas, é já expressa no “símbolo de” de todas as manifestações culturais. Se a cultura possui um “símbolo de”, a religião é o “símbolo de”, também, do “símbolo de” da cultura.

Saber reconhecer e respeitar a riqueza das diferenças sejam elas, na aparência, nos costumes, nas crenças, na cultura, deve ser uma grande experiência de encontro, de troca de conhecimento e jamais de discriminação ou intolerância.

Na medida em que aprofundamos o estudo das religiões, podemos aumentar a compreensão das crenças individuais e romper as barreiras dos preconceitos e exclusivismo, atitudes que constroem um mundo muito perigos para se viver. Tolerância religiosa não significa indiferença. A tolerância envolve ação e participação.

Acredita-se que as crenças determinam o comportamento dos indivíduos, no sentido de que são elas que detêm os valores, os julgamentos, as opiniões que uma pessoa tem sobre os outros, sobre o mundo e sobre si mesma.

A religião é frequentemente descrita como valores e crenças compartilhados, institucionalizados e implica envolvimento em uma comunidade(8). A religião oferece suporte emocional e social, motivação, recursos de cuidado à saúde e promove estilos de vida mais saudáveis.