Por que é importante praticar a reciclagem?

Perguntado por: apinhos . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

“Separando corretamente os lixos, economizamos recursos naturais, água e energia; reduzimos a disposição inadequada dos resíduos e aumentamos a vida útil do aterro sanitário para onde são destinados os resíduos gerais coletados em nossa cidade hoje”, explica.

Para fazer mais ainda pelo meio ambiente, você pode manter duas ou mais latas de lixo, as quais você pode designar para cada tipo diferente de material reciclável. Caso não considere isso possível, a separação mais necessária é do papel e papelão dos outros descartes, como plástico, vidro e metal.

A reciclagem reduz o consumo de matéria-prima, o descarte de lixo, e a poluição do ar, da água e do solo. Dar a possibilidade de reutilização de materiais contribui para minimizar os impactos ambientais causados por aterros sanitários e lixões.

A reciclagem é uma forma de diminuir os impactos causados pelo consumo desenfreado, visto que os recursos são transformados em matérias-primas e utilizados novamente, para a produção de novos produtos. O impacto também é diminuído em relação aos danos causados no ambiente.

Dicas de reciclagem para o seu dia a dia

  1. Aproveite o lixo orgânico. ...
  2. Separe o lixo de acordo com os materiais. ...
  3. Descarte de eletrônicos somente em pontos específicos. ...
  4. Higienize as embalagens antes de reciclá-las. ...
  5. Eduque as crianças com ações sustentáveis. ...
  6. Recicle o Isopor®

Descartar o lixo corretamente evita a contaminação de lençóis freáticos, do solo, fauna e flora e o acúmulo de insetos que transmitem doenças, ou seja, tudo o que pode causar danos à saúde da população em geral.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

Poluição do ar; poluição das águas; poluição do solo; poluição dos alimentos; po- luição dos lençóis d'água; proliferação de diversas espécies de animais vetores ou trans- missores de doenças.

Redução da poluição atmosférica e da poluição dos recursos hídricos; •Criação de novos negócios e mercados para os produtos reciclados. Desvantagens da Reciclagem: •Custos de recolha, transporte e reprocessamento; Por vezes, maior custo de materiais reciclados (em relação aos produzidos com matérias-primas virgens);

Diminui o desperdício. Gera renda pela comercialização dos recicláveis. Reduz o consumo de energia elétrica na produção de novos materiais.

O lixo é um dos grandes problemas ambientais urbanos (MIRANDA, 2002) e constitui uma preocupação ambiental mundial (RÊGO et al., 2002), uma vez que quando descartado sem tratamento pode contaminar o solo, o ar e a água, causar inundações, promover a proliferação de vetores de doenças, entre outros problemas.

Além das questões relacionadas à saúde da população, a poluição dos mananciais está cada vez mais difícil de ser revertida. Isso porque o descarte inadequado favorece que esse lixo todo acabe indo para os córregos e rios.

Separar os resíduos entre plástico, metal, papel e orgânicos também contribui dar sobrevida ao aterro sanitário, que além de ocupar área áreas de solo e ter um elevado custo de operacionalização, além de acabar com poluições tóxicas que contaminam solos e águas de rios, trazendo malefícios imensuráveis ao longo do ...

1. Diminuição da poluição ambiental. Lixo descartado no local errado também configura crime ambiental. Ao destinar do modo correto, evitam-se danos irreparáveis à natureza, como a contaminação do solo, a infiltração de chorume nos lençóis freáticos e a poluição em lagoas, rios e mares.

Há diversos benefícios da coleta seletiva e da reciclagem, como a preservação do meio ambiente, das florestas e da água, reduzindo a extração dos recursos naturais. Além da menor poluição do solo, da água e do ar, melhora a limpeza da cidade e até a prevenção de enchentes.

Separar o lixo seco do lixo orgânico. Essa atitude simples e diária, que todo mundo pode adotar em casa, tem tudo para facilitar a vida de quem trabalha com a coleta seletiva. E não é só isso: a separação correta contribui também para reduzir a contaminação do meio ambiente e para evitar a disseminação de doenças.