Por que é importante passar as roupas?

Perguntado por: ljordao . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os médicos também são unânimes ao afirmarem que passar a roupa ajuda a prevenir possíveis irritações e alergias na pele. Isso porque as altas temperaturas ajudam a eliminar germes e bactérias.

Como estender roupa para não precisar passar?

  1. Pendure a roupa assim que lavar. Se deixá-la muito tempo na máquina, vai começar a amassar. ...
  2. Sacuda a roupa antes de pendurar. Isso fará toda a diferença. ...
  3. Cuidado com os prendedores. Sempre que possível, evite colocar prendedores nas roupas.

As passadeiras têm eficiência comprovada na higienização de tecidos, eliminando cerca de 99% das bactérias graças à alta temperatura do vapor, e amenizam odores residuais nas roupas. Os aparelhos podem ser portáteis, com tamanho reduzido, ou verticais e estáticos, com mangueira de vapor e suporte para cabide.

As vestimentas são uma forma das pessoas se comunicarem e através dessa comunicação nascem os grupos sociais. Todos nós possuímos uma autoimagem e ela é formada por itens que refletem nossos valores pessoais e sociais. Por exemplo, se você é fã de uma banda, com certeza comprará uma camiseta com o nome dela.

Assim, a pesquisa determinou que se vestir de determinada forma pode influenciar na tomada de decisões. Além disso, as cores também atuam no nosso humor. Pois, o cérebro recebe as cores na mesma região onde ficam as emoções. “O que vestimos é como nos mostramos para aqueles com quem interagimos.

Os chineses foram os primeiros a utilizar uma forma rudimentar desse instrumento, consistia em uma panela cheia de carvão em brasa, e manuseada através de um cabo comprido, a fim de obter o resultado desejado.

Símbolo de passar a ferro: com um ponto dentro, significa que a roupa pode ser passada em temperatura baixa (máximo 110ºC). Já com dois pontos é com temperatura média (máximo 150ºC). E com três, a temperatura é alta (máximo 200ºC). Se tiver um X, a peça não pode ser passada a ferro.

Antes de ligar o ferro de passar roupa a vapor na tomada, encha o depósito de água usando um recipiente limpo, para não correr o risco de que alguma pequena sujeira venha a manchar sua roupa. Você pode usar água morna para ajudar no processo de aquecimento do ferro.

Avalie o tipo de peça
Saiba que em média o valor para passar roupa é de 3 a 50 reais, portanto, pesquise o quanto as pessoas estão cobrando pelo serviço. Já para quem vai trabalhar passando roupa em tempo integral, você pode oferecer um valor de diária para a passadeira que fica entre 70 a 120 reais.

Toalha úmida
Assim como o vapor, apenas a água também ajuda a desamassar as roupas. Não é à toa que o próprio ferro de passar possui a função de borrifador, que é ideal para aquelas peças que estão muito amarrotadas. Seguindo essa lógica, a toalha úmida também cumpre bem a função de tirar o amassado do tecido.

A regra para desapegar de peças de roupa é clara, comece separando tudo em 3 categorias: velho, não serve, nunca usei. O que estiver manchado, largo, esgarçado, furado e etc. vai para o montante “Velho” e deverá ser descartado.

Como mencionamos, o passador a vapor tem um efeito mais leve, sendo indicado para desamassar pequenos vincos e marcas – portanto, é ideal para as peças de tecidos delicados e finos, assim como as roupas com detalhes e aplicações.

Quando utilizada em locais como banheiro e cozinhas, evita que o chão do ambiente fique sempre molhado, pois elas conseguem absorver os respingos.

O acúmulo de resíduos no ferro pode ocorrer quando pequenas partículas sintéticas grudam na base, ou também pelo mau uso, principalmente quando não é utilizada a temperatura adequada para passar certos tipos de tecido.

"Quando há coerência entre o vestir e o sentir, você reforça quem você é, transmite mais segurança e consequentemente sente-se mais bela, leve e feliz. Isso explica porque uma roupa fica diferente dependendo da pessoa que a veste. Afinal de contas quem dá vida a uma roupa é um corpo em movimento”.