Por que é importante ler?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 11 votos

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

Diminui as chances de desenvolver doenças neurodegenerativas
É o que diz um estudo publicado pelo jornal Neurology, pois quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, contribuindo para retardar os sintomas de doenças como Alzheimer e Parkinson. Isso ocorre porque a leitura potencializa a memória e a aprendizagem.

Atribui-se à leitura um valor positivo absoluto: ela traria benefícios óbvios e indiscutíveis ao indivíduo e à sociedade – forma de lazer e de prazer, de aquisição de conhecimentos e de enriquecimento cultural, de ampliação das condições de convívio social e de interação.

Quem lê mais automaticamente desenvolve mais vocabulário e mais ideias. A neuropsicologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, já tem alguns estudos nesse sentido, mostrando que o cérebro tem certa plasticidade: quanto mais a pessoa faz uma coisa, mais possibilidades ela está abrindo.

O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual dos indivíduos. É ele que permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua história e repassar tais fatos às sociedades posteriores, atuando como vetor do conhecimento.

Os benefícios da leitura são muitos para o nosso sucesso profissional: amplia o conhecimento geral, melhora o vocabulário, facilita a escrita, estimula a capacidade de criar, melhora a comunicação e repertório cultural, estimula a empatia (capacidade de aprender com o outro), senso crítico, entre outros.

A leitura tem a capacidade de influenciar nossa maneira de agir, de pensar e até mesmo de falar. Com a prática da leitura tudo isso é expresso de forma clara e objetiva e, certamente, as pessoas que não possuem o hábito de ler ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.

Ajuda a exercitar a imaginação e criatividade. Amplia o vocabulário e melhora a escrita. Contribui para a redução da ansiedade e do estresse. Exercita a memória e ativa regiões do cérebro responsáveis por funções cognitivas, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas.

A falta de leitura, faz com que as pessoas diminuam sua capacidade de compreensão e a capacidade de escrever, coisa que os países mais bem desenvolvidos do mundo sabem e procuram, através de várias ações não deixar isso acabar.

O hábito da leitura ativa áreas importantes do nosso cérebro, além de nos ajudar a compreender melhor o mundo e a nós mesmos. Que a leitura faz bem para o nosso cérebro, ninguém duvida, mas você pode imaginar o quanto o órgão mais importante do corpo humano se beneficia com a leitura diária?

“Ler”, hoje em dia, é receber informação a toda a hora, ver as notícias ao minuto, pesquisar num sítio da Internet, verificar os novos comentários nas redes sociais.

A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.

O objetivo principal da leitura é compreender um texto e, por ela, o que propõe, sugere ou instiga. A compreensão implica conhecer a intenção do autor, identificar mensagens explícitas e implícitas, cotejar o que está no texto com o que o leitor já sabe ou pensa a respeito do assunto.

Ler também faz com que a receptividade à linguagem aumente no cérebro – o que facilita na hora de aprender um idioma novo, por exemplo. Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário. Disso você já sabe.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".

Os alunos que se saíram bem na avaliação de escrita, possuíam rendimento acima do esperado na prova de leitura. Esses dados comprovam o que a grande maioria dos professores já sabe há muito tempo: alunos que possuem a leitura como um hábito, escrevem melhor sim!

Ao conceituar leitura na visão de diversos autores, considera-se que a leitura tem grande importância para o aprimoramento da escrita, sendo assim, tornando a leitura um fator fundamental para que o aluno possa adquirir informações necessárias para assim poder aprimorar sua escrita, na produção de textos formativos e ...

Ler permite ativar a imaginação, ampliar conhecimento, estimular o raciocínio, aperfeiçoar o vocabulário, além de ajudar a escrever melhor, a formar opinião, entre outros benefícios. Resumindo, esse importante hábito representa um excelente exercício para manter o cérebro e as capacidades mentais em forma.