Por que é importante diminuir o desmatamento?

Perguntado por: nhernandes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

Além do aumento das emissões de gases poluentes à atmosfera que tem agravado o efeito estufa e o aquecimento global, o desmatamento também é considerado um dos fatores responsáveis pelas alterações no clima.

Ao tomar medidas como consumir alimentos produzidos de forma sustentável, reduzir o consumo de carne, plantar árvores, comprar produtos reciclados, economizar água, não comprar madeira ilegal, apoiar iniciativas de preservação da floresta, utilizar fontes de energia renovável, reciclar o lixo e participar de campanhas ...

A liberação de gases poluentes decorrentes do desmatamento e das queimadas provocam o aquecimento global e aumento da temperatura. Apesar de ser uma consequência a longo prazo, a sociedade já sente as mudanças climáticas e seus efeitos. Outro fator que impacta diretamente a sociedade são os riscos à saúde.

As principais causas do desmatamento das matas brasileiras estão relacionadas à ação humana, especialmente às atividades agropecuárias. Além do processo de urbanização, o crescimento do agronegócio e de práticas ilegais agravam a situação do desflorestamento no país.

Medidas que reduziram o desmatamento
Entre eles estão os acordos pelo fim do desmatamento pela agropecuária, o aumento da eficiência da pecuária nas áreas já abertas, a criação de áreas protegidas (Unidades de Conservação e terras indígenas) e o cumprimento do Código Florestal.

Desmatamento de florestas vai provocar um aquecimento do clima global muito mais intenso do que o estimado originalmente, devido às alterações nas emissões de compostos orgânicos voláteis e as co-emissões de dióxido de carbono com gases reativos e gases de efeito estufa de meia-vida curta.

5 formas de acabar com o desmatamento da Amazônia

  1. Instituir o imposto rural. ...
  2. Ampliar a moratória da soja para o cerrado. ...
  3. Eliminar o mercado de carne ilegal. ...
  4. Aumentar a fiscalização do crédito para a agricultura. ...
  5. Definir novas medidas de combate ao desmatamento.

Economizar água, separar o lixo corretamente, evitar o consumo de plástico. Essas são algumas formas de reduzir o impacto ambiental na rotina diária e que são ensinadas desde o Ensino Básico, porém, raramente colocadas em prática por grande parte da população.

Procure por iniciativas que busquem por voluntários, como os projetos de ONGs nacionais e ideias independentes, encaixando-se num espaço de sua preferencia e auxiliando no combate ao desmatamento, ao desrespeito ambiental e à exploração da natureza.

Suas causas podem ser muitas, mas geralmente incluem a necessidade de se explorar as florestas para obter ganhos econômicos, como a obtenção de madeira, frutos, fibras, entre outros produtos comercializáveis. A expansão urbana também é responsável pelo desmatamento, principalmente nas áreas mais povoadas.

Impulsionadas pelo desmatamento, alterações climáticas severas que já ocorrem em determinadas regiões do Brasil alteram o regime das chuvas e prejudicam o agronegócio, representando um risco para investidores no país.

Desse modo, evidencia-se impactos ambientais como a realização de queimadas e desmatamentos, a contaminação dos recursos naturais, a diminuição das reservas de água, entre outros, que modificam negativamente a paisagem.

Os principais problemas ambientais são os seguintes:

  • poluição atmosférica;
  • aquecimento global;
  • poluição hídrica e dos solos;
  • desmatamento e queimadas;
  • desertificação;
  • perda de biodiversidade;
  • descarte irregular de lixo.

São aproximadamente 500 mil hectares devastados por ano. A busca por um desenvolvimento econômico imediatista é o principal responsável pelos desmatamentos no Brasil, desprezando um possível desenvolvimento social e ecológico. O que futuramente acarretará problemas em grandes proporções.

A importância das florestas para o ser humano, não é só por garantir os processos biológicos, mas também por trazerem diversos benefícios à sociedade. Dentre esses benefícios podemos citar a melhoria na qualidade de vida, o fornecimento de recursos naturais, tais como recursos madeireiros e plantas medicinais.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

Ainda podemos salvar a Amazônia: o que deve ser feito para manter a floresta em pé

  • Moratória da soja e do boi. ...
  • Estabilidade legal das áreas protegidas. ...
  • Código Florestal. ...
  • Reforço na fiscalização e fortalecimento dos órgãos responsáveis por ela. ...
  • Alternativas de produção sustentáveis. ...
  • Financiamento para a conservação.

Os impactos do desmatamento incluem a perda de oportunidades para o uso sustentável da floresta, incluindo a produção de mercadorias tradicionais tanto por manejo florestal para madeira como por extração de produtos não-madeireiros.

Perda de serviços ambientais; Desertificação; Aquecimento global; Contribuição para intensificação do efeito estufa, pois o desmatamento libera quantidades significativas de gases de efeito estufa.

O Brasil tem de estimular uma agricultura sustentável, o incremento de ferrovias e hidrovias e o uso de energias alternativas como a eólica e a biocombustível. Além dessas medidas, é importante investir em saneamento básico, já que o esgoto sem tratamento é considerado um problema ambiental grave.

As 5 principais soluções sustentáveis e seus benefícios

  1. Telhado verde. O telhado verde é uma solução sustentável que faz uso de vegetação para cobrir prédios e casas. ...
  2. Reuso de água. ...
  3. Energia solar. ...
  4. Climatização natural. ...
  5. Materiais biodegradáveis.