Por que é importante acolher?

Perguntado por: ucamilo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

Acolher uma criança ou o adolescente em situação de vulnerabilidade é ao mesmo tempo fazer um bem, enquanto recebe diversos aprendizados e benefícios emocionais. É participar de uma ação que vai transformar o futuro de uma criança ou adolescente.

Ou seja, o acolhimento familiar é compreendido como uma medida protetiva, a qual possibilita à criança e ao adolescente em vulnerabilidade e afastado de sua família de origem ser colocado sob a guarda de uma outra família. Essa família é previamente selecionada, cadastrada e vinculada a um programa.

Ao serem inseridas em um novo ambiente, a criança pode manifestar sentimentos de alerta como insegurança, medo e desconforto. Por isso, acolher os pequenos em suas singularidades e as famílias em suas diversidades são atitudes extremamente importantes para a efetivação do trabalho da escola.

Acolher pessoas em risco de exclusão social, com atenção especial às que se encontram em situação de sem abrigo, através de processos personalizados, que permitam o desenvolvimento integral e o compromisso com um projeto de vida inclusivo e positivo na sociedade.

Acolher significa estar disponível para escutar e se colocar à disposição para ajudar naquilo que o sujeito que está sendo escutado indica como importante para ele, sem julgamentos prévios daquele que está escutando, daquele que está acolhendo. É o acolhido que vai direcionar como ele quer e como precisa ser cuidado.”

Acolher é fazer festa pela presença do outro. A pessoa deve sentir-se acolhida com alegria, deve sentir que sua presença é importante, que era esperada, deve sentir-se amada. É uma alegria sincera que brota de um coração que sabe acolher cada um de modo exclusivo.

7 Dicas para acolher a si mesmo e deixar o autojulgamento de lado

  1. 1 – Saiba quem você é ...
  2. 2 – Valorize suas qualidades. ...
  3. 3 – Identifique os pontos que deseja melhorar. ...
  4. 4 – Saiba se perdoar. ...
  5. 5 – Pare de se comparar. ...
  6. 6 – Realize atividades que promovam seu bem-estar. ...
  7. 7 – Entenda que pensamentos não são ações.

Só podemos acolher o que é do Senhor se o coração se desarmar, tirar as cercas que colocamos nele, para que não entre o que não queremos. O coração precisa desarmar pela via da humildade, para que Deus fale à profundeza do nosso coração, para que Ele fale no mais íntimo de nós.

O atendimento humanizado amplia a eficiência do tratamento
Por último e mais importante, quando focado nas reais necessidades do paciente, o atendimento humanizado pode contribuir no processo de cura e de recuperação.

O acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma postura ética: não pressupõe hora ou profissional específico para fazê-lo, implica compartilhamento de saberes, angústias e invenções, tomando para si a responsabilidade de “abrigar e agasalhar” outrem em suas demandas, com responsabilidade e resolutividade sinalizada ...

Logo, o acolhimento pode ser uma das bases para a humanização da assistência nas instituições, a fim de possibilitar resolutibilidade, vínculo e responsabilização entre trabalhadores de saúde e usuários, contribuindo na melhoria da qualidade da assistência prestada.

Nesse sentido, é necessário compreender a importância do acolhimento escolar: ele permite que os alunos se sintam seguros e valorizados. Quando a escola é acolhedora, os alunos se sentem mais confortáveis para interagir com seus colegas e professores, o que pode ajudar a melhorar sua autoestima e autoconfiança.

A principal atitude de acolhimento é a escuta, propondo um espaço para que os alunos dialoguem, expressem suas emoções e possam tirar dúvidas e pedir ajuda para lidar com as dificuldades.

Desenvolver habilidades socioemocionais (aprender, ter empatia, lidar com as emoções e resolver problemas). Promover a reflexão sobre o papel da Educação no seu processo formativo. O acolhimento é um momento importante e imprescindível na escola, pois permite que todos os membros se sintam parte integrante do grupo.

Procure acolher e atender às diferentes necessidades das crianças, emocionais e físicas, pois esse momento pode gerar ansiedade, medo e insegurança, mas também muito entusiasmo e curiosidade. Ajude as crianças a reconhecerem o ambiente escolar como seguro e acolhedor.

O conceito de acolhimento deve ser revisto e aprofundado: acolhimento não é um espaço ou um local, mas uma postura ética e solidária. Desse modo, ele não se constitui como uma etapa do processo, mas como ação que deve ocorrer em todos os locais e momentos da atenção à saúde.