Por que é errado dizer que o Brasil foi descoberto?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

A utilização do termo descobrimento está ligada ao etnocentrismo dos portugueses, e também dos europeus. Por entenderem o mundo tendo por centro sua própria etnia, seu próprio povo, os portugueses desconsideraram que os indígenas já conheciam o território.

A chegada dos portugueses ou o descobrimento do Brasil foi um acontecimento que se passou em 22 de abril de 1500 e marcou o início da colonização brasileira. O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”.

Resposta verificada por especialistas
Apenas do ponto de vista dos indígenas seria possível falar em descobrimento do Brasil, pois eles já habitavam as terras que os portugueses teriam supostamente descoberto, por isso, do ponto de vista lusitano é mais correto falar em início da colonização.

A palavra descobrimento, empregada com relação a continentes e países, é um equívoco e deve ser evitada. Só se descobre uma terra sem habitantes; se ela é ocupada por homens, não importa em que estágio cultural se encontrem, já existe e não é descoberta. Apenas se estabelece seu contato com outro povo.

Resposta verificada por especialistas
O Brasil foi conquistado e não descoberto, pois em sua chegada às terras que supostamente acabavam de ser descobertas, os portugueses encontraram povos que já habitavam suas delimitações.

Os índios sobreviviam da caça, da pesca, do extrativismo e da agricultura. Nem esta última, porém, servia para ligá-los permanentemente a um único território. Fixavam-se nos vales de rios navegáveis, onde existissem terras férteis. Permaneciam num lugar por cerca de quatro anos.

Resposta: É correto afirmar que o país foi descoberto dia 22 de abril de 1500 pelos portugeses sim, como uma especie de "proclamação", invasão a terra. Mas o que se acredita é que Portugal já sabia bem antes da existência das terras e que se preparava para o momento certo.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral. Apesar disso, não pode reclamar o território para a coroa da Espanha graças ao Tratado de Tordesilhas.

Nossa língua, cultura, organização social, religião e política seriam outras. Mas seríamos explorados do mesmo jeito, já que os produtos tropicais tinham grande valor”, afirma Maria Isabel Fragoso, assessora de história do colégio Albert Sabin.

No dia 22 de abril comemoramos o descobrimento do Brasil. Na mesma data, só que no ano de 1.500, Pedro Álvares Cabral chegava às terras de "Vera Cruz", que mais tarde seriam chamadas de Brasil. Ele chegou próximo à região de Porto Seguro, no estado da Bahia.

"Milena, quando um pernilongo te pica você fica com calombo ou Colombo?" pergunta Max. A amazonense responde que é calombo. "Quem descobriu o Brasil?", pergunta novamente Max. "Pedro Álvares Cabral", respondeu a loira.

Sem poder enfrentar os portugueses na guerra e não querendo conviver pacificamente com eles, muitos indígenas resolveram fugir para o interior do território, na tentativa de manter seu modo de vida, longe dos invasores. Apesar disso, muitos desses índios acabaram aprisionados e transformados em escravos.

A utilização do termo descobrimento está ligada ao etnocentrismo dos portugueses, e também dos europeus. Por entenderem o mundo tendo por centro sua própria etnia, seu próprio povo, os portugueses desconsideraram que os indígenas já conheciam o território. Eles foram os primeiros europeus a conhecerem a localidade.

Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.

Descoberta = coisa que se descobriu; invento; descobrimento. Descobrimento = acto ou efeito de descobrir o que já existia, mas não era conhecido; descoberta. Achamento = o m. q. achada; invenção; descobrimento; (direito) forma de constituição da propriedade de coisas móveis perdidas por parte de quem as encontrou.

Essa incerteza em relação ao tamanho do território gerou o primeiro nome da região que foi “Ilha de Vera Cruz”. Esse primeiro nome foi dado por Pedro Álvares Cabral quando chegou à terra recém-encontrada, porém, a discussão em torno da escolha de um nome para essa região da América estava apenas começando.

Afinal, qual foi a motivação dos portugueses? Uma questão importante é saber que os portugueses tinham objetivos de explorar as novas terras, pois queriam conquistar mais territórios, buscar ouro e especiarias (cravo, pimenta, canela, etc.) e até converter pessoas para a religião católica.

Apesar disso, os portugueses não tiveram grande interesse nas possibilidades que o Brasil oferecia naquele momento. Isso porque o grande interesse dos portugueses era a obtenção do ouro e esse metal precioso não seria fácil de achar, pois era preciso explorar a terra.

Correspondeu ao momento entre a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até sua efetiva colonização, em 1530. Não havia interesse de Portugal em começar imediatamente a colonização do Brasil porque o comércio das especiarias com as Índias era lucrativo.