Por que é bom estar sozinho?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Ficar a sós funciona como uma espécie de “carregador de bateria”. É um tempo para reorganizar e elaborar as ideias, tomar decisões sem influências externas, descansar, se recolher, pensar na vida. Traz renovação emocional, melhora da percepção de si.

Querer estar sozinho pode ser uma resposta a uma situação pontual da vida ou até mesmo uma característica de sua personalidade. Se acha que precisa de ajuda procure ajuda profissional. Não. Esse fator isolado não quer dizer nada específico.

Querer ficar sozinho não tem a ver com idade
Buscar um momento solitário tem muito mais a ver com personalidade e situação vivenciada. Já a solidão pode acometer os mais velhos, por isso o convívio e a vida social estão sendo confirmados como um aspecto essencial para o envelhecimento saudável no mundo todo.

Ele surge quando, por algum motivo, nos sentimos desconectados do mundo ao nosso redor. O sentimento de solidão pode surgir mesmo quando estamos com várias pessoas a nossa volta. Afinal, temos a sensação de não fazer parte de nada ou nenhum grupo, mesmo que isso não seja a verdade.

Em 2012, uma pesquisa concluiu que morar sozinho corta, em média, 4 anos da vida das pessoas. E tem mais: entre jovens solitários, o risco de morte é 9% maior do que o de idosos que têm amigos.

Solidão e isolamento também estão associados com aumento da pressão sanguínea, níveis elevados de colesterol, depressão e, como se não bastasse, em uma diminuição de habilidade cognitiva e surgimento de Alzheimer.

Significa que você valoriza e respeita sua individualidade, seu próprio espaço. Todos nós precisamos curtir a nossa própria companhia, estar bem conosco, entender como a nossa essência se manifesta e tem se manifestado. E é por isso que é tão importante entender que nem sempre estar sozinho significa ser solitário.

Ficar sozinho por muito tempo aumenta a liberação do cortisol pelo cérebro, o chamado “hormônio do estresse”. E os efeitos são semelhantes ao de estar estressado: maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, diminuição da imunidade e surgimento de sintomas de depressão e ansiedade.

Quais são os efeitos psicológicos da solidão?

  • baixa autoestima;
  • tristeza;
  • irritabilidade;
  • desesperança e pessimismo;
  • sentimento de inutilidade.

O que são pontos positivos? Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

Solidão é estar ao lado de quem não nos percebe, é passar o dia esperando em vão, olhar o horizonte e não vislumbrar novos caminhos. Solidão é tristeza, desamparo, é a falta do que temos sem possuir, do que se vê sem existir.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

A correria do dia a dia, o luto, insatisfação com o corpo, problemas na vida amorosa ou no trabalho, tudo isso pode ser capaz de facilitar o aparecimento de doenças como: aumento da pressão arterial, AVC e até trombose.

A Bíblia mostra como você pode viver feliz sozinho: 1. O que a Bíblia fala sobre se sentir sozinho? João 16:33: “Tenho-vos dito essas coisas para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflição, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Se há alguém que compreende a solidão, essa pessoa é Jesus Cristo.

Assim, morar sozinho e conviver com a depressão pode ser um grande desafio. Mas não é algo impossível. É fato que pessoas que estão com depressão sentem necessidade maior de se isolar e isso, em vez de ajudar, pode piorar os sintomas.

"A solidão é perigosa e viciante. Depois que se descobre a paz que há nela, não se quer mais lidar com as pessoas", esta frase é atribuída à Carl Jung, o criador da psicologia analítica.

As pessoas com menos contato social tinham um volume cerebral total menor. Elas também apresentaram uma queda no tamanho de áreas como o hipocampo, associado à memória. Para evitar vieses, o estudo levou em conta fatores que podem afetar o volume cerebral, como idade, diabetes e tabagismo.

O sentimento de solidão é apenas uma das consequências de não se ter amigos. De acordo com Michelle, estudos apontam que a ausência de amizades está associada ao estresse, que por sua vez pode provocar sintomas físicos, como dores de barriga e de cabeça, e problemas psicológicos.

Busca exagerada por prazer e diversão agrava o problema, afirma especialista. O Brasil é a nação onde as pessoas mais sentem solidão, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos. O levantamento de 2021 ouviu 23 mil pessoas de 28 países e mostrou que 50% dos brasileiros se sentem sozinhos. A média global é de 33%.

Como ser feliz sozinha?

  1. Desenvolva amor-próprio. Feliz mesmo é quem que já aprendeu que não precisa estar com outra pessoa para se sentir bem. ...
  2. Trabalhe a sua autoestima. ...
  3. Cerque-se de amigos. ...
  4. Tenha hobbies. ...
  5. Reveja os seus valores pessoais.