Por que durmo muito e acordo cansado?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos
  • Fadiga. ...
  • Estilo de vida sedentário. ...
  • Ansiedade ou depressão. ...
  • Sono inconsistente. ...
  • Desidratação. ...
  • Ambiente ou rotina de sono ruim. ...
  • Problemas de sono do parceiro. ...
  • Distúrbios do sono.

A falta de vitamina D também está comumente associada a distúrbios do sono, como insônia e apnéia, que causam dificuldade para conseguir adormecer e ter uma boa noite de descanso.

Para perder o sono e ficar acordado o resto do dia, podem ser adotadas algumas estratégias, como:

  1. Comer alimentos estimulantes. ...
  2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos. ...
  3. Fazer exercício a cada 30 minutos. ...
  4. Colocar-se num ambiente menos confortável. ...
  5. Comer um lanche saudável. ...
  6. Respirar fundo 10 vezes. ...
  7. Conversar com outra pessoa.

É a chamada hipersonia primária. Hipersonias são diferentes distúrbios do sono nos quais uma pessoa dorme mais do que o considerado adequado e pode sentir muita sonolência durante o dia, o que pode causar prejuízos à sua rotina.

Pode ser normal sentir cansaço e falta de ar depois de uma semana difícil ou após praticar atividades físicas. Mas, quando ficam frequentes, sintomas como fraqueza, exaustão, sonolência excessiva e falta de ar devem ser investigados com cuidado, pois podem estar relacionados a problemas de saúde.

Vitamina B12

Vitamina B12
Em especial, sua ação na manutenção do sistema nervoso e das hemácias (glóbulos vermelhos) é fundamental para evitar o cansaço. Isso porque a baixa dessa vitamina no corpo pode levar à anemia, uma das doenças que mais prejudica a disposição.

Os sintomas da anemia por deficiência de vitamina B12 incluem:

  • Palidez na parte inferior das pálpebras;
  • Cansaço ou fadiga;
  • Dificuldade para respirar;
  • Falta de ar;
  • Tonturas;
  • Coração acelerado;
  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares.

O seu tratamento depende da causa subjacente. Em muitas situações, uma boa higiene do sono, que permita recuperar a sua quantidade e qualidade, é suficiente. Noutros casos, pode ser importante o controlo do peso, evitar o consumo de álcool ou de sedativos, e tratar outras doenças que possam contribuir para este quadro.

Pode parecer normal, mas o sono excessivo pode afetar o sistema cognitivo e trazer consequências negativas para o dia a dia, principalmente quando relacionados à produtividade. A sonolência excessiva pode estar relacionada apenas a maus-hábitos que, quando mudados, podem agregar uma qualidade de sono e vida melhores.

Consequências dos distúrbios de sono aos jovens com TDAH
O indivíduo que não tem uma boa qualidade de sono também sofre com queda de produtividade, alterações de humor, fadiga, perda de memória e sonolência diurna excessiva. Os jovens com TDAH podem ser afetados de forma ainda mais intensa por esses sintomas.

Por que o sono durante o dia pode ser um sinal de alerta? O excesso de sono durante o dia pode ser causado pela Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS). Esse distúrbio é um dos principais causadores do ronco e, apesar de ser um incômodo para muitas pessoas, ele não é a única consequência desse problema.

“Os exames geralmente necessários para investigar são exames de laboratório como hemograma, teste de glicemia, de função hepática, renal e tireoide”, explica Dr. Heitor. O cansaço que não tenha como causa uma doença pode ser prevenido através de bons hábitos de vida.

As 8 doenças que podem causar cansaço excessivo são:

  1. Diabetes. ...
  2. Anemia. ...
  3. Apneia do sono. ...
  4. Depressão. ...
  5. Fibromialgia. ...
  6. Doenças cardíacas. ...
  7. Infecções. ...
  8. Alterações da tireoide.

Bananas

1. Bananas. As bananas podem ser um dos melhores alimentos para te dar energia. Elas são uma excelente fonte de carboidratos complexos, potássio e vitamina B6 – todos os quais podem te ajudar a aumentar sua energia.

Alimentos que ajudam a aumentar a energia

  1. Grãos integrais. Comer pães e torradas integrais no café da manhã ajuda a diminuir o índice de glicemia durante todo o dia. ...
  2. Café A maioria das pessoas recorre a uma xícara de café quando precisa se manter acordado por mais tempo. ...
  3. Probióticos. ...
  4. Ovos.

A deficiência de vitamina D enfraquece os ossos, tornando-os mais sensíveis e prejudicando a absorção de cálcio. Isso pode levar a uma situação de osteoporose e tornar as fraturas mais comuns e factíveis. Da mesa maneira, é possível perceber dores nos ossos e nas articulações.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [6].

Não tome suplementos por conta própria, sempre procure ajuda de um profissional da saúde.